Laboratório Citocenter

Exames

ANTI-ADRENAL

MATERIAL
SORO
 
MEIO(S) DE COLETA
Gel separador
 
VOLUME MÍNIMO
1 mL
 
INSTRUÇÕES DE COLETA.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise.
 
INTERPRETAÇÃO
Anticorpos anti córtex adrenal são marcadores sensíveis e específicos para a Doença de Addison autoimune.
Em adultos, a doença de Addison (DA) pode ser causada pela destruição autoimune das células do córtex adrenal, a qual pode se apresentar de forma isolada ou estar associada a outras endocrinopatias, caracterizando síndromes poliglandulares autoimunes.
A doença também pode ser secundária à infecção tuberculosa, fúngica ou viral, infiltração por neoplasias primárias ou metastáticas, hemorragia ou trombose adrenal, amiloidose, sarcoidose, hemocromatose, ou estar relacionada ao uso de drogas que interferem com a esteroidogênese adrenal. Essas etiologias são mais comuns com o avanço da idade.
As manifestações clínicas da DA podem ser inespecíficas, dificultando o diagnóstico. Os principais sintomas incluem fadiga, fraqueza, anorexia, perda de peso, tontura, náusea e vômito.
Os anticorpos anti córtex adrenal estão presentes em mais de 90% dos casos desde o início da doença. Também são encontrados em indivíduos acometidos por tuberculose, fungos ou destruição metastática da adrenal. Anticorpos anti-adrenal também estão presentes em pacientes com hipotioroidismo e em alguns casos de Hashimoto.
 

Sinonímia

AADREN ; ANTI-ADRENAL ; ANTICORPOS ANTI- SUPRA RENAL ; CORTEX ADRENAL, ANTICORPOS

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

15 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 1 ml