Laboratório Citocenter

Exames

ALFA GALACTOSIDASE

MATERIAL
SORO
 
MEIO(S) DE COLETA
Gel separador
 
VOLUME MÍNIMO
5 mL
 
INSTRUÇÕES DE COLETA
 
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise.
 
INTERPRETAÇÃO
A alfa-galactosidase é uma enzima presente nos lisossomos que atua no catabolismo de glicoesfingolípideos. Sua deficiência leva ao acúmulo progressivo de glicoesfingolipídeos neutros com resíduos terminais ?-galactosil (sobretudo sob a forma de globotriasilceramida ou GL-3) no plasma e nos lisossomos das células endoteliais de variados orgãos, principalmente pele, rins, coração, olhos e cérebro, resultando no surgimento da doença de Fabry, que se caracteriza como uma patologia genética (de herança recessiva ligada ao cromossomo X), hereditária, crônica, progressiva e multissistêmica.
Do ponto de vista clínico, esta doença se manifesta na infância e adolescência com intensas dores espontâneas em extremidades, ectasias vasculares, na pele e mucosas, hipoidrose e opacificação de córnea e cristalino.
Também surgem sinais de comprometimento da função renal (hipoestenúria e proteinúria), com evolução para hipertensão arterial e insuficiência renal.

Sinonímia

ALFA GALACTOSIDASE ; ALFAGAL ; FABRY DOENCA

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

38 Dias

Matarial

Soro Quantidade: 2 ml