Laboratório Citocenter

Exames

ALDOSTERONA U24H

PALAVRAS CHAVE
Mineralocorticoide
 
CONDIÇÕES
– Urina 24 horas. Refrigerada.
 
INTERFERÊNCIA DE MEDICAMENTO
-Entre os farmacos que aumentam os níveis de Aldosterona se incluem diazóxido, hidralacina e nitroprusiato. Entre os farmacos que podem reduzir os níveis de aldosterona se encontram fludrocortisona e propranolol.
CONDIÇÕES PRÉ-ANALÍTICAS ESPECIAIS (paciente)
-Suspender a medicação que atera o equilibrio de sódio, potássio e líquidos (p. ej., diuréticos, hipotensores, esteroides) -O exercício excessivo e o stress podem estimular a secreção adrenocorticales e elevar o nível de aldosterona. Postura, dieta e gestação influenciam o resultado.
 
INFORMAÇÃO ADICIONAL
-Os resultados serão mais precisos se forem suspensos os medicamentos durantes 2 semanas que antecedem a coleta de sangue ou urina
 
VOLUME RECOMENDÁVEL
– Urina 24 horas.
 
TEMPO DE JEJUM
Jejum não necessario
 

NSTRUÇÕES DE PREPARO
Dieta ALD24:
Evitar a ingestão excessiva de alcaçuz, pois esta substância pode diminuir os níveis de Aldosterona, visto que essa substância possui um efeito similar ao da Aldosterona.
Exercícios ALD24:
O exercício excessivo e o estresse podem estimular a secreção adrenocorticais e elevar o nível de aldosterona.
Medicação ALD24:
À critério clínico, suspender medicações que alterem o equilíbrio de sódio, potássio e líquidos (ex.: diuréticos, hipotensores, esteroides) para maior precisão do resultado.
Entre os fármacos que aumentam os níveis de Aldosterona incluem-se diazóxido, hidralacina e nitroprusiato; já entre os fármacos que podem reduzir os níveis de aldosterona encontram-se  fludrocortisona e propranolol.
Dados: Informar o volume da diurese.
Outros: Postura, dieta e gestação influenciam o resultado.
 
INSTRUÇÕES
Ao levantar pela manhã, deverá desprezar toda a urina contida na bexiga e anotar o horário. A partir desse momento, toda vez que urinar, durante o resto do dia e também à noite, deve-se recolher integralmente a urina de cada micção, colocando-a no mesmo frasco de coleta. Este deve ser bem fechado e guardado em refrigerador, entre as micções. Armazene toda a urina colhida em recipiente fornecido pelo laboratório. Não usar outra embalagem. Na manhã seguinte, deve-se coletar toda a urina contida na bexiga e encerrar a coleta no horário correspondente ao horário que desprezou a 1° micção da véspera. Durante as 24 horas de coleta, a ingestão de líquidos deve ser a habitual. Todo o volume urinário coletado nas 24 horas deverá ser encaminhado ao laboratório logo após ser retirado do refrigerador. Para alguns exames o frasco fornecido pelo laboratório.
 

CONSERVAÇÃO TRIAGEM
Transportar congelado (-20°C)
 

COMENTÁRIOS PRODUÇÃO
-Útil na avaliação da hipertensão e⁄ou hipotensão. Importante principalmente no diagnóstico de hiperaldosteronismo primário ou secundário. A aldosterona é secretada pela glândula adrenal. A sua produção é regulada pelo sistema renina-angiotensina. Elevações ocorrem no hiperaldosteronismo primário e secundário, dieta pobre em sódio, gravidez e Síndrome de Bartter. Reduções são observadas em alguns casos de hiperplasia adrenal congênita, deficiência de síntese, dieta rica em sódio, Doença de Addison e no hipoaldosteronismo hiporreninemico. O principal uso clinico da
dosagem de aldosterona (sérica e urinaria) é o diagnóstico de hiperaldosteronismo primário. O sistema renina-angiotensina responde rapidamente a vários estímulos fisiológicos, tornando uma medida
randômica de aldosterona, isolada, de pouco valor diagnóstico.
 
 
 
 
 
 

Sinonímia

ALDOSTERONA U24H ; ALDOSTERONA URINÁRIA ; ALDOU24H ; Mineralocorticoide

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

15 Dias

Matarial

Urina 24h Quantidade: 50 ml

Em que podemos te ajudar?