SINÔNIMO:
ADIPONECTINA,ADIPON
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
SORO
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo Gel separador
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: Não
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
2 mL
MÉTODO:
ENZIMAIMUNOENSAIO
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Jejum não necessário
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE
A amostra é estável por 2 dias em temperatura ambiente ou por até 2 anos congelada
INTERPRETAÇÃO:
A adiponectina é uma proteína sintetizada pelos adipócitos. Possui propriedades antiaterogênicas e sensibilizadoras da ação da insulina. Tem sido utilizada avaliação de resistência à insulina, predição de esteatose hepática não alcóolica e risco de aterogênese. Geralmente é inversamente proporcional ao índice de massa corpórea, resistência insulínica, cintura abdominal e leptina. Está diminuída em pacientes com lipodistrofia e em uso de terapia antirretroviral. Níveis baixos em obesos estão associados a aumento de esteatose hepática não alcóolica. Níveis elevados estão associados a melhor sensibilidade insulínica e controle de diabetes, melhor controle lipídico e menor reação inflamatória associada ao diabetes mellitus.