MATERIAL
SORO
MEIO(S) DE COLETA
Tubo seco (vermelho) ou gel separador (amarelo)
VOLUME MÍNIMO
2 mL
INSTRUÇÕES DE COLETA
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
NTERPRETAÇÃO
Os ácidos orgânicos são produzidos por muitas vias metabólicas. Diversos erros metabólicos se caracterizam pelo acúmulo de ácidos orgânicos e que podem surgir com ou sem acidose metabólica. As acidemias são doenças hereditárias causada pela deficência severa da atividade de uma enzima, resultando no acúmulo de um ou mais ácidos.
A relação de acidos orgânicos estudados corresponde ao seguinte perfil: Adípico, 2-Ceto isovalérico, Etil malónico, 2-Ceto 3-metilvalérico,
3-Hidroxi-butírico, Láctico, 3-Hidroxi-glutâmico, 3-Metilglutárico, 2-Hidroxi-isovalérico, Metilmalónico, 3-Hidroxi-3-metilglutárico,
Orótico, 4-Hidroxi-fenil-láctico, Sebácico, 4-Hidroxi-fenil-pirúvico, Subérico e 2-Ceto isocaproico.
O valor de referência para este exame corresponde a um Perfil cromatográfico normal.