Laboratório Citocenter

Exames

ACIDO TRANSMUCONICO UFJT

Material
Urina
 
Palavras Chave
Benzeno
Attm U
attm
Acido transmuconico
Acido Transmuconico Urina
Benzeno Urina
 
Instruções
Próximo aos dias da coleta, manter dieta isenta de alimentos que contenham Ácido Sórbico (Sorbato) (Ex: maioneses, pescados, margarinas e embutidos) em sua composição.
Coletar a partir do 3º dia seguido de exposição ao Benzeno.
O material deve ser colhido preferencialmente no laboratório.
Colher urina após retenção urinária de 4 horas.
Lavar as mãos com água e sabão.
Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco próprio.
Após a coleta enviar ao laboratório no prazo máximo de 1 (uma) hora a temperatura ambiente.
Para coleta domiciliar:
O frasco para a realização desse exame deve ser retirado pelo cliente ou responsável em uma de nossas lojas ou adquirido em farmácias.
O material deverá ser entregue ao colhedor no momento do atendimento domiciliar.
Se não for possível, o cliente ou responsável deverá entregar o material posteriormente, em uma de nossas unidades.
 
Jejum
Não é necessário.
 
Condições
Urina (final da jornada de trabalho).
 
Coleta Apoio
– Enviar a amostra em tubo de transporte de 5 mL.
 
Volume Mínimo
1,0 mL.
 
Volume Recomendável
1,4 mL.
 
Interferentes
O uso recente de dipirona e o uso de paracetamol em altas doses podem interferir nos níveis de creatinina dosada pelo método Enzimático.
 
Comentários
O Ácido Trans, Trans-Mucônico urinário (ATTM) é um dos biomarcadores de exposição adotados pela legislação brasileira para a monitorização da exposição ocupacional ao Benzeno. O Benzeno é o mais simples dos hidrocarbonetos aromáticos, e é obtido a partir da destilação do carvão mineral e do petróleo, apresentando-se como um líquido incolor.
O Benzeno pode ser absorvido pelas vias cutânea e pulmonar. As principais fontes de exposição ocupacional ao Benzeno são: indústrias petroquímicas, siderúrgicas, indústrias químicas, laboratórios de análise química e postos de combustível. A fração de Benzeno absorvido e excretado pela urina sob a forma de ATTM é de 2,0 a 3,9%.
São fatores que interferem na excreção urinária de ATTM: a co-exposição a outros solventes, como o Tolueno; a dieta, já que o ATTM é formado na biotransformação do aditivo alimentar sorbital, que pode ser utilizado como umectante em alimentos que necessitam conservar a umidade e edulcorante em bolos, pães, balas, chocolates, sucos, geleias, chicletes e outros confeitos dietéticos; e o tabaco, que pode aumentar em até oito vezes a concentração de ATTM na urina em relação à de indivíduos não-fumantes.
 
 

Sinonímia

ACIDO TRANSMUCONICO UFJT ; attm ; ACTRANS ; Benzeno ; Acido transmuconico

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

7 Dias

Matarial

Urina final de jornada Quantidade: 50 ml