SINÔNIMO:
AMM (Acido Metilmalonico), Aciduria Metilmalonica, Deficiencia de Cobalamina, Deficiencia de B12,ÁCIDO METIL MALÔNICO – U,MALONI
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
SORO
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo Desmineralizado
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
VOLUME MÍNIMO:
2,0 mL.
MÉTODO
CROMATOGRAFIA LÍQUIDA⁄ESPECTROMETRIA DE MASSAS EM TANDEM (LC-MS⁄MS)
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
jejum dispensavel
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Coletar a amostra direto no tubo desmineralizado. Após a coleta, aguardar a retração do coágulo e em seguida, centrifugar. Transferir por inversão o soro obtido para outro tubo desmineralizado. Manipular o mínimo possível a amostra.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por até 30 dias congelada.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas e amostras com hemólise grau I.
INTERPRETAÇÃO:
O ácido metilmalônico (MMA) é um ácido derivado do ácido propiônico, resultado do catabolismo de aminoácidos e ácidos graxos, que é transformado em ácido succínico em uma reação na qual a vitamina B12 atua como cofator. O ácido succínico é metabolizado no ciclo de Krebs. A diminuição da quantidade de B12, resulta na elevação do ácido metilmalônico.
Por isso, a dosagem de ácido metilmalônico é utilizada para avaliar deficiências de vitamina B12, geralmente relacionadas à anemias ou até ao desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, cardiovasculares, além de ser um fator de risco para o desenvolvimento do câncer colorretal e desmineralização óssea.
O ácido metilmalônico é um indicador mais sensível da deficiência de Vitamina B12, quanto mais elevado, maior a deficiência da vitamina. Porém, essa elevação não é específica, pois ocorre também na insuficiência renal, na gravidez, doenças da tireoide, condições de hemoconcentração e no aumento intestinal de bactérias produtoras de ácido propiônico, precursor de ácido metilmalônico.
A associação de resultados da homocisteína e do ácido metilmalônico pode ajudar no diagnóstico diferencial da deficiência uma vez que a homocisteína se eleva na deficiência de Vitamina B12 e de Ácido Fólico, enquanto que o ácido metil malônico apresenta-se elevado somente na deficiência de Vitamina B12.