SINÔNIMO
5-HIAA, METABÓLITO DE SEROTONINA, TUMOR CARCINOIDE, ÁCIDO 5 OH INDOL ACÉTICO NA URINA; METABOLISMO DA SEROTONINA, ÁCIDO 5-HIDROXIINDOLACÉTICO (5HIAA) NA URINA
TIPOS DE AMOSTRA
URINA 24H COM CONSERVANTE HCL 25% PROTEGIDO DA LUZ
TUBO(S) DE COLETA
Urina 24 hs Tubo transporte âmbar.
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO
Exame realizado no laboratório de apoio
VOLUME MÍNIMO
4,0 ml
MÉTODO
CROMATOGRAFIA LÍQUIDA – HPLC
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: não obrigatório.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Bebida alcoólica: Evitar a ingestão.
Dieta: Evitar ingerir banana, abacate, chocolates, berinjela, tomates, amendoim, kiwi, abacaxi, ameixa e nozes.
Medicação: Suspender o uso de acetaminofeno, salicilatos, fenacetina, xaropes para tosse, naproxeno, mefenesina, metocarbamol, imipramina, isoniazida, inibidores da mao, metenamina, metildopa, fenotiazina, à critério médico.
Dados: Informar o volume da diurese.
Coletar urina de 24 horas em frasco desprezar a primeira miccção da manhã, anotar o horário de início, a partir da próxima miccção, armazenar em frasco apropriado toda a urina até o mesmo horário em que foi desprezada a primeira urina, no dia seguinte, este será o horário do término da coleta. A amostra deverá ser armazenada tampada, refrigerada e protegida da luz durante todo o intervalo da coleta.Enviar uma alíquota conforme condições solicitados e volume solicitados no exame e informar o volume da diurese no campo de cadastro. Encaminhar ao laboratório urina 24 horas uma alíquota de 5mL em tubo âmbar.
TRANSPORTE
As amostras devem ser embaladas e rotuladas em sacos plásticos de acordo com o descrito no PQ de Transporte.
ESTABILIDADE
Urina : (2°C a 8°C) em tubo transporte âmbar.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
INTERPRETAÇÃO
O 5-HIAA é um metabólito da serotonina usado como marcador de tumores carcinóides, tumores neuroendócrinos que originam-se principalmente nos tratos respiratórios e gastrintestinais. As concentrações do 5-HIAA podem estar normais em tumores carcinóides não metastáticos e na síndrome carcinóide, particularmente, em pacientes sem diarréia. Alguns pacientes com síndrome carcinóide excretam ácidos indólicos não hidroxilados que não são medidos pelo teste do 5-HIAA. O 5-HIAA encontra-se aumentado nos pacientes com má absorção e níveis aumentados de metabólitos urinários do triptofano como na doença celíaca, sprue tropical, doença de Whipple, fibrose cística e em pacientes com obstrução crônica do trato intestinal além de alguns pacientes com tumores de ilhota não carcinóides. Seus níveis exibem uma correlação ruim com a gravidade da doença. Níveis aumentados são observados na gravidez, ovulação e estresse.