Laboratório Citocenter

Exames

17OH-PROGESTERONA NEONATAL

PALAVRA CHAVE
Não aplicavel
 
AMOSTRA
Sangue capilar em papel de filtro próprio.
 
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Sem restrições.
 
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório. Exame realizado apenas em crianças com idade entre 1 a 30 dias de vida.
 

COLETA
Cuidados pré-coleta:
1. Não tocar o papel de filtro com as mãos, luvas, soluções anti-sépticas ou loções durante todo o procedimento de coleta.
2. Preencher com caneta esferográfica, todos os campos dos impressos próprios: cartão de coleta e folha de requisição.
3. Anotar o protocolo do cliente no cartão e na folha de requisição.
 
Instruções para coleta:
1. Colocar o bebê em posição vertical no colo do(a) responsável, com as costas voltadas para o profisional que realizará a coleta ou deitá-lo de bruços sobre uma cama.
2. Colocar luva de procedimento.
3. Realizar anti-sepsia da pele do calcanhar com ácool a 70%. Deixar secar.
4. Com a lanceta apropriada, puncionar o calcanhar do bebê na região adequada (bordas laterais inferiores). NUNCA puncionar a região central do calcanhar.
5. Limpar a primeira gota de sangue com gaze seca.
6. Deixar formar uma gota espessa e de bom tamanho.
7. Encostar a gota de sangue no centro dos círculos existentes no cartão. Colocar apenas uma gota de sangue por círculo fazendo com que as áreas delimitadas fiquem completamente preenchidas, inclusive seu lado oposto (saturado).
8. Estabilidade da amostra: 15 dias a temperatura ambiente e dois anos quando acondicionada em saco plástico e congelada à -20ºC.
 
Notas:
1. Preencher com sangue todos os círculos sem sobreposição de gotas em um mesmo círculo. Caso as gotas sejam pequenas e não preencham o círculo, gotas adicionais não confluentes, podem ser colocadas fora da área delimitada pelos círculos.
2. Não tocar ou borrar as manchas de sangue.
3. Retirar a luva de procedimento.
4. Verificar o verso do cartão. O sangue deverá estar distribuído de maneira uniforme.
 
Manuseio do cartão após a coleta:
1. Não tocar o papel de filtro. Apenas o formulário pode ser manuseado.
2. Deixar secar à temperatura ambiente.
 
 
CONSERVAÇÃO TRIAGEM
A amostra é estável por até 3 semanas refrigerada de 2 a 8°C Transportar refrigerado (2 a 8 °C)
 
COMENTARIOS PRODUÇÃO
A quantificação de 17 alfa hidroxiprogesterona nos primeiros dias de vida é considerada o indicador mais importante para o diagnóstico precoce da hiperplasia adrenal congênita (HAC). A HAC se da devido a uma deficiência da enzima 21-hidroxilase, o que acarreta níveis elevados de 17 alfa hidroxiprogesterona. As manifestações clínicas das HACs dependem da enzima envolvida e do grau de deficiência enzimática, total ou parcial. A apresentação clínica pode se expressar por insuficiência glicocorticoide, deficiência na síntese de cortisol, insuficiência mineralocorticoide, deficiência na síntese da aldosterona ou por excesso de andrógenos, desvio da rota de síntese hormonal, com aumento de síntese dos precursores androgênicos. Nos recém-nascidos do sexo feminino, há virilização da genitália externa, aumento de clitóris, fusão labial e formação de seio urogenital, decorrente do excesso de andrógenos durante a vida intrauterina. Nos recém-nascidos do sexo masculino e nos do sexo feminino nos quais a virilização da genitália externa não foi identificada, como há deficiência mineralocorticoide, a apresentação ocorre nos primeiros dias de vida com crise adrenal: depleção de volume, desidratação, hipotensão, hiponatremia e hiperpotassemia.

Sinonímia

17-OH-PROGESTERONA NEONATAL SG CAPILAR ; 17OH-PROGESTERONA NEONATAL ; 17OHP NEONATAL NEONATAL SG CAPILAR ; 17AN

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

8 Dias

Matarial

Sangue capilar Quantidade: 3 gts