SINÔNIMOS:
ANTICORPOS IGG ANTI- PNEUMOCOCOS, SOROLOGIA PARA 23 SOROTIPOS DE STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
SORO
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo Desmineralizado
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: Não
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
1 mL
MÉTODO:
IMUNOENSAIO MULTIPLEX BASEADO EM MICROESFERAS E CITOMETRIA DE FLUXO
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Jejum obrigatório de 8 horas.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Tubo Desmineralizado:
Realizar coleta utilizando tubo desmineralizado. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
OBS: não utilizar tubo com gel separador.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por até 7 dias em temperatura ambiente, por até 14 dias refrigerada de 2°C a 8°C ou por até 90 dias congelada.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
INTERPRETAÇÃO:
Este teste é utilizado para avaliar a capacidade de resposta humoral de um indivíduo aos diferentes antígenos polissacarídeos dos 23 sorotipos de pneumococos patogênicos contidos na vacina contra o Streptococcus pneumoniae não-conjugada. A avaliação sorológica deve ser feita em amostras pareadas, colhidas antes e depois de ao menos 30 dias da vacinação. O teste empregado pesquisa a concentração individual de anticorpos dirigidos contra os sorotipos 1, 2, 3, 4, 5, 8, 9 (9N), 12 (12F), 17 (17F), 14, 19 (19F), 20, 22 (22F), 23 (23F), 26 (6B), 34 (10A), 43 (11A), 51 (7F), 54 (15B), 56 (18C), 57 (19A), 68 (9V), 70 (33F) de S. pneumoniae.
Considera-se uma resposta humoral adequada e protetora a a soroconversão (Superior a 1,3 µg⁄mL) ou a elevação de duas a quatro vezes o nível basal de anticorpos contra pelo menos 50% dos sorotipos testados, após a vacinação. Os anticorpos são predominantemente da classe IgG2. A ausência de resposta contra um ou mais sorotipos pode caracterizar um quadro de deficiência de anticorpo específico ou definir o diagnóstico de imunodeficiência comum variável.
DOENÇAS RELACIONADAS
Pneumonia, Meningite, Otite