SINÔNIMO
PIRIDOXINA, PIRIDOXAL 5 FOSFATO, PLP
TIPOS DE AMOSTRA
SANGUE TOTAL (EDTA)
TUBO(S) DE COLETA
Tubo EDTA
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
VOLUME MÍNIMO
1,0 mL.
MÉTODO
UPLC (CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ULTRA PERFORMANCE)
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum obrigatório de 8 horas.
À critério do médico fazer a suspensão de suplementos vitamínicos nas 24 horas que antecedem a coleta de sangue para o exame.
Esta em uso de medicamentos e vitaminas?
INSTRUÇÕES DE COLETA
Coletar o sangue em tubo EDTA protegido com papel aluminio, homogenizar bem e depois transferir para o tubo de transporte âmbar.
Enviar o tubo âmbar em temperatura de 2 a 8 graus.
TRANSPORTE
tubo âmbar em temperatura de 2 a 8 graus.
ESTABILIDADE
Até 14 dias congelado e armazenado em tubo âmbar. .
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Amostra desprotegida da luz.
Amostra hemolisada.
Amostra lipêmica.
Amostra ictérica. .
INTERPRETAÇÃO
A Vitamina B6 envolve um grupo de compostos metabolicamente intermutáveis, o piridoxol (o álcool), o piridoxal (o aldeído) e a piridoxamina (a amina). Solúvel em água, termoestável em pH ácido, instável à luz, o Piridoxal 5 fosfato (PLP) atua na formação do ácido alfa aminolevulínico, percursor do grupo heme da hemoglobina .
Os principais antagonistas que interferem na disponibilidade de vitamina B6, são: o Desoxipiridoxina, a Isoniasida, a Hidralazina, o Cicloserina, e a Penicilamina. As deficiências devido aos antagonistas podem acarretar:
fraco crescimento, convulsões, lesões na pele, queda na produção de anticorpos, vômito, cálculos renais. A deficiência marginal de vitamina B6 ocorre entre os grupos: gestantes e lactantes, mulheres que tomam contraceptivos orais com alto teor de estrogénio, alcoólicos crônicos.
A deficiência franca de Vitamina B6 pode causar anemia hipocrômica e perda da capacidade de conversão do triptofano em ácido nicotínico