SINÔNIMO:
HEMOGLOBINÚRIA PAROXÍSTICA NOTURNA,IMUC – IMUNOFENOTIPAGEM PARA PESQUISA DE HPN
ATENDIMENTO:
É obrigatório o envio do pedido médico e formulário (disponível no site Quaent) preenchido corretamente contendo hipótese diagnóstica e achados clínicos.
IMPORTANTE: este exame necessita das informações dos documentos para iniciar processamento técnico, o envio tardio dos documentos pode resultar em perda de estabilidade das amostras.
FORMULÁRIO OBRIGATÓRIO:
RQ-0570 IMUNOFENOTIPAGEM – MIELOGRAMA – FERRO MEDULAR – FORMULÁRIO DE REQUISIÇÃO DE EXAMES
TIPOS DE AMOSTRA:
SANGUE TOTAL
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo com EDTA
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO
Diariamente – Segunda a Quinta
Este exame não é realizado em feriados, vésperas e pontes de feriados.
VOLUME MÍNIMO:
4,0 mL.
MÉTODO:
CITOMETRIA DE FLUXO
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Devido à baixa estabilidade, as amostras devem chegar ao DB até sexta-feira.
Este exame não é realizado em feriados, vésperas e pontes de feriados.
Em casos excepcionais, as amostras coletadas no sábado poderão ser enviadas sob restrição, mediante comunicação via e-mail ao representante e à assessoria científica. Entretanto, implica-se em possível degradação da amostra, de forma que a análise, bem como o resultado, poderão ser comprometidos. Em casos de degeneração celular as amostras serão rejeitadas.
Dados: É obrigatório o envio do pedido médico e formulário (disponível no site DB) preenchido corretamente contendo hipótese diagnóstica e achados clínicos via portal e-DB.
IMPORTANTE: este exame necessita das informações dos documentos para iniciar processamento técnico, o envio tardio dos documentos pode resultar em perda de estabilidade das amostras.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Realizar coleta utilizando material e tubo de coleta recomendado para o exame , homogeneizar e acondicionar corretamente.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por até 48 horas refrigerada de 2°C a 8°C. .
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia e amostras com hemólise grau I.
INTERPRETAÇÃO:
A Hemoglobinúria Paroxistica Noturna (HPN) é uma doença rara das células-tronco, caracterizada por uma anemia hemolítica, ou seja, quando a medula óssea não é capaz de repor os glóbulos vermelhos que estão sendo destruídos.
Os marcadores de superfície CD55 e CD59 inibem a cascata do complemento em diferentes pontos, protegendo as células hematopoéticas da lise mediada pelo complemento. Em doenças clonais onde há ausência da expressão dos genes codificantes para os CD55 e CD59, pode haver quadros de hemólise. Estes marcadores são importantes no diagnóstico da Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN), doença clonal da célula tronco hematopoética, associada à hemólise intravascular e hemoglobinúria, especialmente em pacientes transfundidos com frequên