SINÔNIMO:
SEQUENCIAMENTO DO MICROBIOMA
MICROBIOMA, MICROBIOMA INTESTINAL
ATENDIMENTO:
Solicitar o kit para a realixação do exame para a triagem
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
FORMULÁRIO OBRIGATÓRIO
RQ-1289 FORMULÁRIO DE CADASTRO DA AMOSTRA E TERMO DE CONSENTIMENTO – MICROBIOMA INTESTINAL
TIPOS DE AMOSTRA:
SWAB DE FEZES EM SOLUÇÃO ESTABILIZANTE
TUBO(S) DE COLETA:
Kit Coletor Específico
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA:Não
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
Não aplicável
MÉTODO
NGS
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Jejum: Não é necessário jejum ou cuidados especiais.
Dados: É obrigatório envio do questionário (disponível no site do DB) preenchido corretamente via portal e-DB.
Outros: Solicitar o kit com antecedência para o Setor Kits Alta Complexidade, através da ferramenta de chamados Softdesk com o agendamento prévio da coleta.
Para informações e dúvidas a respeito da coleta entrar em contato com: assessoria.molecular@dbdiagnosticos.com.br.
Importante: as fezes devem ser coletadas sem contato com água ou urina
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Importante: a coleta deve ser realizada em fezes recém emitidas. Além disso, as fezes devem ser coletadas sem contato com água ou urina. Então, urinar e lavar bem as mãos antes de iniciar a coleta é fundamental.
1. Preencha de maneira legível a etiqueta com seu nome e data de nascimento. Em seguida, cole a etiqueta no tubo de coleta, no lado oposto ao código de barras;
2. Abra a embalagem do acessório plástico do vaso sanitário. Seguindo a seta indicativa, vista o acessório no assento do vaso sanitário com a marcação do furo para cima. Destaque a parte pontilhada para ter acesso ao interior do acessório, onde as fezes ficam retidas. Esse acessório retém as fezes de forma que não entrem em contato com o vaso sanitário e a água.
3. Sente-se no vaso sanitário, que está com o acessório que irá reter as suas fezes. Evacue e faça sua higiene normalmente.
Observação: ignorar as instruções de coleta descritas na embalagem do acessório plástico do vaso sanitário.
Antes de realizar os próximos passos, lave bem as mãos.
4. Abra a embalagem do swab (haste plástica estéril) pelo cabo e segure a extremidade do cabo, longe da cabeça do swab. Tome cuidado para não encostar a cabeça do swab em nenhuma superfície antes da coleta.
5. Colete as fezes utilizando o swab, da seguinte forma: introduza o swab nas fezes recém-emitidas, o suficiente para deixar o swab levemente sujo. O swab não deve ser utilizado como uma espátula. Não colete grande quantidade ou fragmentos de fezes.
6. Remova cuidadosamente o swab das fezes e imediatamente o insira no tubo coletor. Quebre o cabo do swab no ponto de quebra (utilize a parede do tubo para auxiliar na quebra).
ATENÇÃO:
A cabeça do swab deve permanecer no tubo.
É importante cuidar para não derramar a solução que está no tubo coletor. Essa solução garante a estabilidade da amostra, sem ela a sua amostra será rejeitada.
Se contaminar a parte externa do tubo com fezes, a sua amostra será rejeitada.
7. Feche bem o tubo e faça movimentos de inversão por um minuto.
8. Insira o tubo no saquinho plástico para transporte da amostra e mantenha em temperatura ambiente.
ATENÇÃO: não coloque na geladeira ou no congelador.
A amostra deve ser armazenada em temperatura ambiente e protegida da luz.
9. Descarte as fezes e o acessório plástico da seguinte forma: levante com cuidado o assento do vaso sanitário, puxando o acessório plástico para as fezes deslizarem para dentro do vaso sanitário. Remova o acessório do assento do vaso sanitário e descarte no lixo.
Finalizada a coleta! Lave bem as mãos.
TRANSPORTE:
Transportar ambiente e protegida da luz.
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por até 30 dias em temperatura ambiente.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Amotras recebidas diferente das condições solicitadas em guia;
Fezes em excesso;
Ausência da solução conservante do kit;
Contaminação externa do tubo com fezes;
INTERPRETAÇÃO:
O teste de microbioma intestinal é um exame complementar para auxiliar nos processos investigativos relacionados ao diagnóstico clínico, bem como a avaliaçao e tratamento de pacientes em condições como: Doença Intestinal Inflamatória, Síndrome do Intestino Irritável, câncer colorretal, sintomas gastrointestinais, pacientes com condições relacionadas à microbiota intestinal (Transtorno do espectro autista, doenças autoimunes, síndrome metabólica, hospitalizados, em tratamento quimioterápico, imunoterápico ou antibioticoterapia) e mudanças de estilo de vida e⁄ou dietas.