SINÔNIMO
Anticorpos Anti MAG – glicoproteina associada, Anticorpos IgM anti-MAG [glicoproteina associada à mielina], soro, Anticorpos Anti MAGAA – glicoproteina associada a mielina, Anti MAG IgM
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
Soro
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo com gel separador
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
1,0 ml
MÉTODO:
IMUNOFLUORESCÊNCIA INDIRETA
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Não é necessário jejum ou cuidados especiais.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE:
Até 10 dias refrigerado entre 2 e 8 ºC ou até 30 dias congelado entre – 4 a – 20 ºC.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
INTERPRETAÇÃO:
A glicoproteína associada à mielina (MAG) é encontrada na membrana periaxonal da bainha de mielina do sistema nervoso central e periférico e é responsável pelas interações celulares das células nervosas. Os anticorpos anti-MAG estão presente nas polineuropatias periféricas e ao grau de desmielinização. As neuropatias periféricas são decorrentes do próprio sistema imune que ataca as células MAG responsáveis pela interação celular, essas células são destruídas pelos anticorpos, sendo assim, as células nervosas começam a perder função, ocasionando problemas no sistema sensorial e motor.
Os sintomas relacionados mais comuns são: Fraqueza muscular, problemas sensoriais e problemas motores, como tremores involuntários.