SINÔNIMO
Anticorpos Igg Anti Candida albicans, Candida albicans, CA-IGG, CANDIDA ALBICANS IgG, ANTICORPOS ANTI
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
SORO
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo Gel separador
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: Não
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
0,8 ml.
MÉTODO:
IMUNOFLUORESCÊNCIA INDIRETA
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Não é necessário jejum ou cuidados especiais.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
.
ESTABILIDADE:
Até 15 dias refrigerado entre 2 e 8 ºC ou congelado por até 3 meses.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
INTERPRETAÇÃO:
Embora a infecção por Candida albicans seja a mais comum, as diferentes espécies de Candida podem produzir diversas síndromes clínicas. Candidemia é a forma mais comum de candidíase invasiva; outras formas incluem endocardite, peritonite, meningite, osteomielite, artrite e endoftalmite.
Os sinais e sintomas da candidíase invasiva são muitas vezes não específicos e incluem febre e calafrios que não respondem ao tratamento antibacteriano. A candidíase invasiva está associada a uma mortalidade hospitalar de aproximadamente 30%. A maioria das infecções decorre da flora endógena de pacientes com fatores de risco após a interrupção das barreiras cutâneas e mucosas. Menos comumente pode ser transmitida através das mãos dos profissionais de saúde ou de dispositivos médicos contaminados.
A candidíase invasiva é diagnosticada principalmente com cultura sanguínea. Como a Candida faz parte da microbiota normal, pessoas saudáveis têm anticorpos contra esses organismos, diminuindo assim a especificidade do ensaio. Além disso, um hospedeiro imunossuprimido pode ser incapaz de gerar uma resposta vigorosa de anticorpos à infecção por Candida diminuindo assim, a sensibilidade do ensaio nesta população de alto risco.
A sorologia tem papel limitado no diagnóstico da infecção por Candida e na avaliação da alergia mediada por IgG e os resultados devem ser correlacionados com os achados clínicos e laboratoriais.