Laboratório Citocenter

Exames

COVID-19 SOROLOGIA IGG

SINÔNIMO:
CORONAVÍRUS 2019, ANTICORPOS IGG (COVID19), COVID, COVID-19, CORONA, CORONAVÍRUS, SOROLOGIA COVID
 
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
 
TIPOS DE AMOSTRA:
Soro
 
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo Gel separador
 
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
 

REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábad
 
VOLUME MÍNIMO:
1,0 mL.
 
MÉTODO:
ENZIMAIMUNOENSAIO
 
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Não é necessário jejum ou cuidados especiais.
 
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
 
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
 
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por até 14 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
 
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
 
INTERPRETAÇÃO:
A síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 SARS-CoV-2, pertence à família dos coronavírus e, como o SARS-CoV, é classificado no gênero Betacoronavirus. O SARS-CoV-2 é predominantemente transmitido por gotículas através de tosse ou espirro e também do contato próximo com pessoas infectadas. O tempo de incubação do SARS-CoV é de três a sete ou no máximo até 14 dias. Os sintomas da infecção por SARS-CoV-2 são febre, tosse, dificuldades respiratórias, fadiga e perda do olfato e do paladar. Na maioria dos pacientes, a infecção se manifesta com sintomas de uma doença febril leve com infiltrados pulmonares irregulares. Alguns pacientes, especialmente idosos ou doentes crônicos, desenvolvem a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA).  A determinação de anticorpos permite a confirmação de infecções por SARS-CoV-2 em pacientes com sintomas típicos e em casos suspeitos. Também contribui para o monitoramento e controle de surtos. Cerca de 90% das pessoas infectadas com SARS-CoV-2 desenvolvem anticorpos específicos até o dia 10 após o início dos sintomas
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os testes sorológicos para COVID-19 são testes para detecção de anticorpos das classes IgA, IgM, e IgG produzidos pelo organismo após a infecção pelo Coronavírus 19.
São exames que podem ser utilizados para auxílio diagnóstico da infecção pelo SARS-CoV-2, desde que suas restrições sejam conhecidas e os resultados interpretados corretamente.
Principais restrições:
Possibilidade de falso negativos, devido a janela imunológica de cerca de 7 a 10 dias após o início dos sintomas, podendo se estender até mais que 20 dias;
Possibilidade de falso positivos, devido a interferência por anticorpos heterofilos e reações cruzadas, em caso de infecção por outros vírus;
A performance do teste é variável de acordo com o teste utilizado, uma vez que não há padronização entre fabricantes em relação ao antígeno e à metodologia empregados. De uma forma geral, os testes ELISA e quimioluminescência apresentam desempenho superior aos testes imunocromatográficos (rápidos).
Avaliação de imunidade: ainda não há comprovação de que o surgimento de anticorpos IgG está associado com imunidade contra o SARS-CoV-2. Interpretação e orientações:
Resultado reagente: deve ser avaliado mediante a clínica a epidemiologia do paciente, levando em consideração a possibilidade de reação cruzada ou interferência em pacientes com infecção por outros vírus.
Resultado não-reagente: deve ser considerada a possibilidade de resultado falso-negativo por quantidade insuficiente de anticorpos e principalmente devido à janela imunológica.
É indicada a realização de RT-PCR para SARS-CoV-2, ou painel para detecção de múltiplos microrganismos em amostras respiratórias, ou repetição do teste sorológico em nova amostra, de acordo com a disponibilidade dos testes e julgamento médico.
Indicações:
Pacientes com quadros respiratórios graves e suspeita de COVID-19, com sete ou mais dias de sintomas, quando o resultado do exame de RT-PCR ainda não está disponível. Neste contexto, um resultado não-reagente não descarta a infecção.
Estudos epidemiológicos referentes ao percentual de pessoas expostas na população e que já desenvolveram a

Sinonímia

ANTICORPOS IGG (COVID19) ; COVI19Q ; COVID-19 SOROLOGIA IGG

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

7 Dias

Material

Soro Quantidade: 1 ml