SINÔNIMO:
CORONAVÍRUS 2019, ANTICORPOS IGG (COVID19), COVID, COVID-19, CORONA, CORONAVÍRUS, SOROLOGIA COVID
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
Soro
TUBO(S) DE COLETA:
TuboGel separador
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
1,0 mL.
MÉTODO:
ENZIMAIMUNOENSAIO
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Não é necessário jejum ou cuidados especiais.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por até 14 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
INTERPRETAÇÃO:
A síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 SARS-CoV-2, pertence à família dos coronavírus e, como o SARS-CoV, é classificado no gênero Betacoronavirus. O SARS-CoV-2 é predominantemente transmitido por gotículas através de tosse ou espirro e também do contato próximo com pessoas infectadas. O tempo de incubação do SARS-CoV é de três a sete ou no máximo até 14 dias. Os sintomas da infecção por SARS-CoV-2 são febre, tosse, dificuldades respiratórias, fadiga e perda do olfato e do paladar. Na maioria dos pacientes, a infecção se manifesta com sintomas de uma doença febril leve com infiltrados pulmonares irregulares. Alguns pacientes, especialmente idosos ou doentes crônicos, desenvolvem a síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA). A determinação de anticorpos permite a confirmação de infecções por SARS-CoV-2 em pacientes com sintomas típicos e em casos suspeitos. Também contribui para o monitoramento e controle de surtos. Cerca de 90% das pessoas infectadas com SARS-CoV-2 desenvolvem anticorpos específicos até o dia 10 após o início dos sintomas.