SINÔNIMO:
ISOSPORA – PESQUISA NAS FEZES
PESQUISA DE ISOSPORA BELLI ⁄ CYSTOISOSPORA BELLI
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
FEZES
TUBO(S) DE COLETA:
Frasco coletor de fezes
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA:Não
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
5 gr
MÉTODO:
MICROSCOPIA – COLORAÇÃO DE ZIEHL-NEELSEN MODIFICADO
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Medicação: Evitar o uso de laxantes, antidiarreicos, antiácidos e de contraste oral (utilizado em exames radiológicos) no mínimo 72 horas antes da coleta das fezes ou conforme orientação médica.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Necessário envio de fezes frescas recém eliminadas. Coletar frações de fezes em diferentes partes do bolo fecal.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por até 3 dias refrigerada de 2°C a 8 °C.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
INTERPRETAÇÃO:
A infecção pela Isospora belli, ou isosporose, tem sido diagnosticada em pacientes com AIDS. Os sintomas incluem diarreia, cólicas abdominais, náuseas, febre, dor de cabeça, esteatorreia, vômitos, desidratação e perda de peso, podendo persistir por meses ou anos. Em preparações fixadas e coradas, o oocisto é tipicamente elipsóide, medindo em média 20 a 30 µm de comprimento e 10 a 19 µm de largura, com as extremidades afuniladas (regiões polares), apresentando uma dupla parede lisa e hialina. Quando excretados nas fezes, os oocistos são imaturos (não esporulados) contendo um esporoblasto. Depois da excreção os oocistos maduros dividem-se formando dois esporoblastos. Os esporoblastos segregam cada qual uma membrana resistente em torno de si, transformando-se em esporocistos, com quatro esporozoítos dentro de cada um. Quando o exame de fezes é negativo, torna-se necessário o exame de amostras do duodeno, colhidas pela biópsia ou pesquisa do conteúdo duodenal.