SINÔNIMO:
SOMATOSTATINA
SOMATOSTATINA PLASMÁTICA
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
PLASMA
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo com EDTA
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA:Não
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
4 mL
MÉTODO
RADIOIMUNOENSAIO
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Não é necessário jejum ou cuidados especiais.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Realizar coleta utilizando o tubo com o anticoagulante correspondente ao exame, homogeneizar, centrifugar a amostra, separar o plasma em tubo transporte de material.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
TRIAGEM:
Transportar congelado.
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por 8 horas em temperatura ambiente ou refrigerada de 2°C e 8°C ou por até 30 dias congelada.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
INTERPRETAÇÃO:
A Somatostatina é um hormônio proteico e identificada como um hormônio que inibe a secreção do hormônio de crescimento. Ela foi primeiramente descoberta em extratos hipotalâmicos e na seqüência, descobriu-se que a somatostatina é secretada por vários tecidos, incluindo pâncreas, trato intestinal e regiões do sistema nervoso central fora o hipotálamo. A Somatostatina e seus análogos sintéticos são usados clinicamente no tratamento de gigantismo e acromegalia, devido a sua habilidade de inibir a secreção do hormônio de crescimento (GH). Também podem tratar uma variedade de neoplasmas. Como a Somatostatina pode inibir o GH, este exame é útil nos casos de avaliação de déficit de crescimento ou de gigantismo. Quanto maior o nível de Somatostatina, pode-se hipotetizar que ocorra uma diminuição de GH, portanto a dosagem deste hormônio de crescimento deve também ser realizada.