Laboratório Citocenter

Exames

TROPONINA I QUALITATIVA

SINÔNIMO
Ultra sensivel , Marcador cardiaco
 
TIPOS DE AMOSTRA
Soro
 
TUBO(S) DE COLETA
Soro: Tubo seco (vermelho) ou Gel separador (amarelo)
 
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: SIM
Material colhido até ás 10h da manhã, pode ser marcado urgência para o mesmo dia às 19h.
Se o material for colhido após às 10h da manhã, pode ser marcado urgência para o dia seguinte às 11h.
 

REALIZAÇÃO
Diariamente – Segunda a Sábado
 
VOLUME MÍNIMO
0,5 mL
 

MÉTODO
IMUNOCROMATOGRÁFICO
 

INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: não obrigatório.
 

INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Realizar a coleta utilizando tubo gel separador, e imediatamente após a coleta, homogeinizar o tubo e mantê-lo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente de no mínimo 30 minutos, para evitar hemólise. Após esse período, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente no refrigerador de 2 a 8º até o envio da amostra para o setor técnico.
 
TRANSPORTE
As amostras devem ser embaladas e rotuladas em sacos plásticos de acordo com o descrito no PQ de Transporte.
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
 
ESTABILIDADE
Soro : 2 a 8ºC por 24 hs
Se a amostras não for testada dentro de 24 hs ,devem ser congeladasaté que o teste possa ser realizado.
Evitar mútiplos ciclos de congelamento e descongelamento . Antes de realizar o teste, leve,leve as amostras congeladas ou refrigeradas para a temperatura ambiente e homogeneizar.
                     
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Não utilizar amostras inativadas termicamente, amostras procedentes de um conjunto de amostras misturdas, amostras demasiado hemolisadas e amostras com contaminação microbiana visível.
Amostras com fibrina, glóbulos vermelhos e outras partículas em suspensão.
 
INTERPRETAÇÃO
As troponinas (I, C, e T) são membros de um complexo de proteínas que modulam a interação mediada pelo cálcio entre a actina e a miosina nas células musculares. A nomenclatura destas proteínas do complexo de troponina derivam da sua respectiva função na contração muscular. A troponina T liga o complexo de troponina à de tropomiosina do filamento fino, enquanto a troponina I inibe a ATPase da actomiosina e a troponina C é uma subunidade responsável pela ligação do cálcio. Foram identificadas três isoformas de troponina I (TnI): uma está associada ao músculo esquelético de contração rápida, outra ao músculo esquelético de contração lenta e a terceira ao músculo cardíaco. Em consequência de sua elevada especificidade tecidual, a cTnI é um marcador especificamente cardíaco e altamente sensível à lesão miocárdica. No infarto do miocárdio, os níveis de cTnI aumentam nas horas após o início dos sintomas, alcançando o pico em 12?16 horas e permanece elevada durante 4 a 9 dias após o MI. Diversas patologias podem causar elevações dos níveis de troponina sem que haja uma doença cardíaca isquêmica manifesta. Essas patologias incluem, entre outras, insuficiência cardíaca congestiva, trauma agudo e crônico, cardioversão elétrica, hipertensão, hipotensão, arritmias, embolia pulmonar, asma grave, septicemia, enfermidades graves, miocardite, AVC, cirurgia não cardíaca exercício físico extremo, toxicidade de drogas, doença renal terminal e rabdomiólise com lesão cardíaca. É importante notar que raramente essas outras etiologias demonstram o clássico padrão de aumento e queda sentido com um MI, ressaltando a importância da monitoração em série quando o quadro clínico não estiver claro.

Sinonímia

TROPONINA I QUALITATIVA ; TROPQLT

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

1 Dias

Material

Soro Quantidade: 5 ml