Laboratório Citocenter

Exames

METIL-ETILCETONA UFJT

SINÔNIMO:
METIL ETIL CETONA FINAL DE JORNADA
2-BUTANONA, MEK, ETILMETILCETONA
 
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio
 

TIPOS DE AMOSTRA:
URINA FINAL DA JORNADA DE TRABALHO
 
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo cônico ou tubo transporte.
 
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
 

REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
 
VOLUME MÍNIMO
5,0 mL.
 
MÉTODO
CROMATOGRAFIA GASOSA
 
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
O n-hexano interfere na metabolização da metil-etil-cetona
 
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Coletar em frasco apropriado a urina do final do último dia da jornada de trabalho, ou após o período de exposição. Manter amostra refrigerada desde o momento da coleta.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
 
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por até 7 dias refrigerada entre 2 e 8°C.
 
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
 
INTERPRETAÇÃO:
A acetona é um líquido incolor, volátil, com odor pungente e característico. É utilizada como solvente para gorduras, óleos, ceras, plásticos, borrachas, em indústrias de tingimento, como intermediário químico e removedor de tintas e vernizes. É altamente volátil sendo absorvida em grande parte pela via pulmonar.
A exposição a concentrações elevadas provoca sensação de cansaço, seguida de distúrbios respiratórios, depressão do sistema nervoso central, inconsciência e coma.
Geralmente é encontrada na exposição ocupacional à acetona e ao isopropanol, na cetoacidose diabética e no jejum prolongado. 

Sinonímia

METIL-ETILCETONA UFJT ; METILETIL

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

7 Dias

Material

Urina final de jornada Quantidade: 50 ml