Laboratório Citocenter

Exames

ZIKA VIRUS DETECCÃO POR PCR

SINÔNIMO
Febre Zika (FK)
Zika Virus (qualitativo)
Zica Virus
ZIKV
ZIKAV
ZIKA VÍRUS, TESTE MOLECULAR [ZIKA] – S
ZIKA
PCR arbovirus
PCR arboviroses
Detecção do vírus da Zika por PCR
Zika PCR
 
TIPOS DE AMOSTRA
Diversos – Sangue, Soro, Urina e Liquor.
 
TUBO(S) DE COLETA
Soro: Tubo trace desmineralizado.
Plasma: Tubo roxo EDTA:.
Urina: frasco esteril.
Liquor: frasco esteril.
 

POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
 
REALIZAÇÃO
Exame realizado no laboratório de apoio
 
VOLUME MÍNIMO
Soro ou Plasma: 2,0 mL.
Urina: 2,0 mL.
Líquor: 0,5 mL.
 
MÉTODO
RT-PCR (TRANSCRIÇÃO REVERSA SEGUIDA DE REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE) EM TEMPO REAL MULTIPLEX
 
 
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum Não é necessário.
O exame deve ser realizado na fase aguda de viremia, pois após este período pode ocorrer a não detecção de copias virais, impossibilitando a detecção do vírus.
Realizar a coleta em até 5 dias após o aparecimento dos sintomas;
O exame deve ser realizado na fase aguda de viremia, pois após este período pode ocorrer a não detecção de cópias virais, impossibilitando a detecção do vírus.
Urina: realizar a coleta entre 4 a 10 dias após o aparecimento dos sintomas.
O material deve ser colhido preferencialmente no laboratório.
 
 
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE – TRIAGEM
Plasma EDTA (refrigerado):
O sangue deve ser colhido em tubo a vácuo EDTA e após centrifugação transferir o plasma assepticamente (com pipeta estéril ou virgem) para o tubo de transporte da Sarsted ou tubo estéril sem aditivo.
O sangue também pode ser colhido em tubo PPT. Quando colhido em tubo PPT, não abrir o tubo. O gel já fará a separação do material.
 
Soro (congelado ou refrigerado):
O sangue deve ser colhido em tubo a vácuo (com ou sem gel separador) e após centrifugação transferir o soro assepticamente (com pipeta estéril ou virgem) para o tubo de da Sarsted ou tubo estéril sem aditivo.
Congelar imediatamente após fracionamento.
 
Urina:
Lavar as mãos com água e sabão.
Fazer higiene da genitália com água e sabão, secar, desprezar o 1º jato de urina, coletar o jato médio em frasco próprio.
Após a coleta enviar ao laboratório no prazo máximo de 1 (uma) hora a temperatura ambiente.
 
Líquor:
A coleta do material líquor é um procedimento médico
 
TRANSPORTE
-Refrigerado.
 
ESTABILIDADE
– Até 3 dias congelada.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Plasma colhido com conservante que não seja EDTA.
Amostra descongelada.
Amostras coletadas e enviadas em frasco não estéril.
 

INTERPRETAÇÃO
O Zika vírus (ZIKV) é um arbovírus da família Flaviviridae transmitido a seres humanos principalmente através do mosquito pertencente ao gênero Aedes, incluindo a espécie Aedes aegypyti.
Foi incialmente isolado em 1947 na floresta Zika na Uganda. Como todos os flavivírus, é um vírus envelopado, RNA fita única com um genoma de aproximadamente 11 kb. Sua infecção vai deste assintomática até sintomas tais como febre, mialgia, cefaleia, anorexia, mal estar, linfadenopatia e diarreia.
Apresentações clínicas não específicas podem confundir com muitas outras arboviroses particularmente com infecções pelo vírus da dengue e vírus Chikungunya. Surtos mostram que a febre Zika (FZ) é uma doença emergente e, sendo assim, a necessidade de técnicas de diagnóstico sensíveis e específicas é cada vez mais uma realidade, devido ao fato de muitos casos serem diagnosticados erroneamente como infecção pelo vírus da Dengue.
O diagnóstico molecular por RT-qPCR é amplamente utilizado na detecção de flavivírus por ser um método rápido, sensível e específico em amostras clínicas humanas. O teste molecular para o diagnóstico da infecção pelo Zika vírus permite a detecção do RNA viral. Acredita-se que o período de viremia é de 4 a 7 dias após o início dos sintomas, sendo mais intenso nos quatro primeiros dias.
Por esta razão sugere-se a coleta de sangue até o 5º dia do aparecimento dos sintomas clínicos. O teste é indicado para a população em geral, gestante ou não com sintomas clínicos sugestivos de infecção pelo Zika vírus no início dos sintomas.
O Zika Virus (ZIKV) pertence à família Flaviviridae e gênero Flavivírus. Na maioria dos casos a infecção cursa assintomática. Porém,  os sintomas mais frequentes são: febre, erupções cutâneas maculopapulares, artralgia ou conjuntivite. A transmição do vírus também ocorre via placenta, tendo como principal efeito o acarretamento de falhas no desenvolvimento embrionário, como a microcefalia.

Sinonímia

Detecção do vírus da Zika por PCR ; Febre Zika (FK) ; KVPCR ; RT-PCR ZIKA ; Zika Virus (qualitativo) ; ZIKA VIRUS DETECCÃO POR PCR ; ZIKA VÍRUS, TESTE MOLECULAR [ZIKA] ; ZIKA VÍRUS, TESTE MOLECULAR [ZIKA] - S ; ZIKV

Informações Adicionais

Prazo de Entrega

7 Dias

Material

Diversos