SINÔNIMO
Ubiquinol, Coenzima Q 10, Co-enzima Q10, Co enzima Q10, Q 10
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
Soro ou plasma (Heparina).
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo Gel separador
ou
Tubo Heparina
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: Não
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
2,0 mL
MÉTODO:
HPLC (CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA PERFORMANCE)
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Informar medicamentos em uso.
Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 24 horas
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Plasma:
Realizar coleta utilizando o tubo com o anticoagulante correspondente ao exame, homogeneizar, centrifugar a amostra, separar o plasma em tubo transporte de material e acondicionar conforme estabelecido para o exame.
Colher e enviar o material protegido da luz.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
.
ESTABILIDADE:
Até 5 dias congelado entre -5 a -25 °C e protegido da luz.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostra hemolisada
Amostra desprotegida da luz.
Amostra descongelada.
INTERPRETAÇÃO:
A Coenzima Q10 ou ubidecarenona é um é um composto biológico, lipossolúvel, presente em plantas, animais e em alguns microrganismos. É encontrada nas membrana das mitocôndrias, e também em outras membranas e em lipoproteínas plasmáticas. No corpo humano, a CoQ10 está presente em altas concentrações nos órgãos que têm maior metabolismo energético, como coração, fígado e rins. Isso porque a CoQ10 participa de reações químicas relacionadas à produção de energia (ATP). Outras propriedades da CoQ10 são: estabilização dos canais de cálcio-dependente e membrana celular, inibição da fosfatase intracelular e metabolismo das prostaglandinas. Apresenta duas formas moleculares, na forma oxidada chamada de Ubiquinona e na forma reduzida é denominada de Ubiquinol.
A deficiência da Coenzima Q10 pode estar relacionada à deficiência nutricional, alterações genéticas, doenças que elevam ao consumo da CoQ10, ou diminuição da concentração plasmática com o passar da idade.