SINÔNIMOS:
CLONAZEPAM (RIVOTRIL),CLONOTRIL, NAVOTRAX
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA
Soro
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo seco ( Desmineralizado)
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
2,0 mL.
MÉTODO:
CROMATOGRAFIA LÍQUIDA⁄ESPECTROMETRIA DE MASSAS EM TANDEM (LC-MS⁄MS)
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Recomenda-se que a coleta de amostras para a monitorização de fármacos seja realizada antes da tomada da dose.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Realizar coleta utilizando tubo seco ( desmineralizado). Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar em outro tubo desmineralizado.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por 7 dias em temperatura ambiente, por 14 dias refrigerada de 2°C a 8°C ou por até 3 anos congelada.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
INTERPRETAÇÃO:
O clonazepam é um derivado benzodiazepínico, utilizado como anticonvulsivante, síndrome do pânico, transtorno bipolar e crises de ansiedade. Mais de 80% do clonazepam encontrado no soro está ligado a proteínas, e seu metabolismo é hepático, com excreção urinária. A sua quantificação é realizada para auxiliar o médico a estabelecer a dosagem ideal para cada tipo de paciente individualmente, por isso ao realizar o exame é necessário informar dosagem, medicamentos em uso, dia e hora da última dose. Pacientes em uso do medicamento que tenham hipofunção crônica renal ou hepática, bem como insuficiência cardíaca congestiva, podem apresentar níveis elevados de clonazepam sérico não esperados.