SINÔNIMOS:
ATIVIDADE TOTAL DO COMPLEMENTO VIA CLÁSSICA, CH100 – COMPLEMENTO TOTAL
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
Soro
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo seco ( Desmineralizado)
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
1,0 mL.
MÉTODO:
TURBIDIMETRIA
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Não é necessário jejum ou cuidados especiais.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar em outro tubo desmineralizado corretamente conforme estabelecido para o exame.
,
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
TRIAGEM:
Transportar congelado.
ESTABILIDADE:
A amostra tem estabilidade somente congelada por tempo indeterminado.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia com hemólise grau I, lipêmicas e ciclo de congelamento e descongelam .
INTERPRETAÇÃO:
A determinação de proteínas do complemento ou da sua atividade é utilizada para indicar se o sistema do complemento foi ativado por um mecanismo imunológico e⁄ou patogênico. A medição do CH50 é utilizada para avaliar pacientes quando se suspeita de uma doença ativadora do complemento ou para a pesquisa de uma deficiência hereditária. As proteínas do complemento aumentam em resposta a processos inflamatórios ou infecciosos (resposta inflamatória de fase aguda.) e diminuem ou estão ausentes no hipercatabolismo, deficiência hereditária ou consumo por formação de imunocomplexos (glomerulonefrites, lupus eritematoso sistêmico, artrite reumatóide).