SINÔNIMO:
Exoma,DNA Mitocondrial,sequenciamento de nova geração (NGS),alterações de nucleotídeo único (SNVs)
pequenas inserções e deleções (INDELs),variações no número de cópias (CNVs)
ATENDIMENTO:
Para a realização do exame na saliva o kit devera ser solicitado a triagem com atecedência.
Este exame é realizado somente com pedido médico e⁄ou relatório no qual descreva, DETALHADAMENTE, o quadro clínico (ou hipótese diagnóstica) do paciente
Caso não tenha o pedido médico e⁄ou relatório com a clinica detalhada é obrigatório o preenchimento das informações clínicas do formulário "Requisição do Estudo Genético do Exoma Completo", principalmente as páginas 2 e 3.
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
Sangue total (EDTA).
Saliva (KIT OG510).
DNA extraído.
Swab (kit OCR-100).
TUBO(S) DE COLETA:
Sangue total ( TUBO EDTA).
Saliva (KIT OG510).
DNA extraído.
Swab (kit OCR-100).
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: Não
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
1,2 mL.
MÉTODO:
Captura do exoma e do genoma mitocondrial e sequenciamento massivo paralelo (Sequenciamento de Nova Geração – NGS), que inclui análise de variantes do tipo SNV, pequenas Indels e também variação de número de cópias (CNV) por NGS que compreendam três ou mais exons.
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Amostra de sangue: não necessário jejum.
Amostra de saliva: Nos 30 minutos anteriores a coleta da saliva, não beber, comer, fumar, mascar chicletes, escovar os dentes ou inserir qualquer objeto na boca.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Sangue:
Colher sangue em 1 tubo contendo EDTA potássico.
Enviar material no próprio tubo de coleta, não manusear.
Swab:
Utilizar o kit para coleta de swab OCR-100
1. Raspar o cotonete, disponível no kit, na parte interna da bochecha 10 vezes de cada lado, sem removê-lo da boca.
2. Segurando o tubo na posição vertical, com o líquido na base do mesmo, abra a tampa, insira o cotonete no tubo e rosqueie firmemente.
3. Com o tubo coletor fechado, agitá-lo vigorosamente invertendo-o por quinze veze
Saliva:
Utilizar o kit para coleta de saliva OrageneDNA OG510
1. Cuspir no funil até a saliva alcançar o nível de enchimento exibido na figura. Importante: considerar o nível mínimo apenas com a saliva líquida, não considerar o volume formado pelas bolhas.
2. Segurar o tubo na vertical com uma mão e feche a tampa com a outra mão (conforme a ilustração) empurrando a tampa firmemente até ouvir um estalo. O líquido na tampa será liberado no tubo para se misturar à saliva. Certificar-se de que a tampa está completamente fechada.
3. Segurar o tubo na vertical e desenroscar o funil do tubo.
4. Usar a tampa pequena disponível no kit para fechar o tubo.
5. Com o tubo coletor fechado, agitá-lo vigorosamente invertendo por quinze vezes.
6. Coletar 1 tubo.
DNA extraído:
Extração de DNA seguindo protocolos utilizados pela instituição e laboratórios parceiros, garantindo os critérios de concentração e razão estabelecidos abaixo:
A concentração de DNA mínima deve ser de 10ng⁄uL em, pelo menos 50uL de volume final.
E com a razão 260⁄280 = 1,8 a 2,2.
Envio em tubo de 1,5 mL.
Informar qual o tipo de extração utilizada (p. ex.: coluna de sílica, fenol-clorofórmio,Chelex, beads magnéticas, etc..)
Informar qual a fonte de extração de DNA (p. ex.: sangue total EDTA, células da mucosa oral, saliva, etc..).
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
.
ESTABILIDADE:
Até 5 dias refrigerado entre 2 e 8 ºC
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras colhidas em heparina.
Amostras coaguladas ou hemolisadas.
Amostras congeladas.
Amostras enviadas em tubo de transporte.
Amostras sem pedido médico e⁄ou relatório no qual descreva, DETALHADAMENTE, o quadro clínico do paciente
Amostras sem formulário "Requisição do Estudo Genético do Exoma Completo
INTERPRETAÇÃO:
O EXOMA compreende uma fração do genoma humano que contém sequencias codificadoras envolvidas na produção de proteínas necessárias ao funcionamento do corpo humano. Estas regiões são denominadas exons, estão organizadas em aproximadamente 22.000 genes e representam 3% do genoma. Sabe-se que a maioria dos erros que ocorrem nas sequencias de DNA que levam a doenças genéticas estão localizados nos exons, portanto, o sequenciamento do EXOMA é um método bastante eficiente para a descoberta de síndromes genéticas, deficiência intelectual, autismo, malformações congênitas e doenças raras.
A taxa de sucesso diagnóstico de 25%, no Sequenciamento Completo do EXOMA, é a maior no campo dos testes genéticos, entretanto, há algumas situações em que o teste não é capaz de identificar a mutação e o gene responsável. O EXOMA não analisa 100% dos genes presentes no genoma humano, por razões técnicas, alguns genes não podem ser incluídos.
É possível obter resultado inconclusivo ou não informativo dependendo do conhecimento científico sobre as bases moleculares das patologias, associadas ao quadro clínico descrito, no momento da análise. Pode acontecer também devido a informações incompletas do quadro clínico do paciente ou devido ao fato da doença não ser de etiologia genética. Esses eventos não são considerados limitações técnicas.