SINÔNIMO:
ARSÊNICO
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA
SORO
TUBO(S) DE COLETA
Tubo trace (desmineralizado)
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO:
Exame realizado no laboratório de apoio
VOLUME MÍNIMO:
3,0 mL.
MÉTODO:
ESPECTROMETRIA DE MASSAS COM PLASMA INDUTIVAMENTE ACOPLADO – ICP⁄MS
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Dieta: Não ingerir frutos do mar três dias antes da coleta.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Coletar a amostra em tubo do tipo trace sem aditivo e sem ativador de coágulo( tubo desmineralizado). Após a coleta, aguardar retração do coágulo e em seguida centrifugar.Transferir por inversão o soro obtido para outro tubo Trace ( Desmeniralizado).
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por até 5 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas e amostras com hemólise grau I.
INTERPRETAÇÃO
O arsênico (As) é um elemento paradoxal, pois é um componente natural do organismo e é considerado comprovadamente carcinogênico. O Arsênio é empregado na metalurgia de minérios arsenicais, na indústria farmacêutica e eletrônica, na produção de vidros, tintas, lacas (gás arsina), pesticidas: raticidas, parasiticidas, inseticidas e herbicidas, ligas com chumbo, pigmentos cromáticos, como agentes de descoloração do bronze, na estamparia de tecidos, preservação de peles e plumas, contimentos e⁄ou taxidermia. Processos industriais com desprendimento de arseniato de hidrogênio. Em animais e plantas, o arsênio combina-se com carbono e hidrogênio formando os compostos de arsênio orgânico. Os compostos de arsênio inorgânico são usados principalmente como preservativos para madeira enquanto os compostos de arsênio orgânico são usados como pesticidas. As exposições crônicas e agudas ao As têm sido associadas com o aparecimento de cânceres, doenças cardiovasculares (hipertensão e aterosclerose), desordens neurológicas, distúrbios gastrointestinais, doenças renais e hepáticas, efeitos reprodutivos e outro.