SINÔNIMO:
ANTICORPOS ANTI PNEMOCÓCICA, VACINAS ANTIPNEUMOCÓCICAS
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
Soro
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo com gel separador
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
1,0 mL.
MÉTODO:
ENZIMAIMUNOENSAIO
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Não é necessário jejum ou cuidados especiais.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por até 2 dias refrigerada de 2°C a 8°C, após este período manter congelada. .
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia e amostras com hemólise grau I.
INTERPRETAÇÃO:
Este teste destina-se à determinação da resposta imunitária às vacinas de pneumococos que incorporam 23 polissacáridos isolados de Streptococcus Pneumoniae. Estes polissacáridos representam aproximadamente 80% dos sorotipos virulentos mais comumente encontrados. A imunização com estas vacinas é recomendada para doentes idosos com o objectivo de diminuir o risco de morte por pneumonia e para crianças com mais de 2 anos que correm risco de vida devido a uma infecção pneumococal. A resposta em 30% dos doentes sujeitos à vacinação com S.pneumoniae está atribuída aos anticorpos C-polissacárido e não aos anticorpos IgG específicos anti-PCP. Estes anticorpos CPS coferem protecção limitada contra a infecção pneumococal; consequentemente a absorção de CPS foi incorporada neste teste. A resposta imunitária dos acometidos, pode ser avaliada por determinação sorológica dos níveis de anticorpos IgG anti-PCP pré- e pós-vacinação. Os pacientes com infecções recorrentes devem ser investigados por imunodeficiência e consequente incapacidade de resposta aos antígenos bacterianos específicos. variável.
Leia menos