SINÔNIMO:
ANCA – ANTICORPOS ANTI-CITOPLASMA DE NEUTRÓFILOS C E P
ANCA ATÍPICO, C-ANCA, ANCA-C, ANCA-P, P-ANCA
TIPOS DE AMOSTRA:
Soro
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo Gel separador
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
1,0 mL.
MÉTODO:
MUNOFLUORESCÊNCIA INDIRETA
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Não se aplica
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por até 14 dias refrigerada entre 2°C e 8°C, após este período manter congelada
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia;
A adição de azida ou de outros conservantes às amostras do teste pode interferir negativamente nos resultados. As amostras de soro com contaminação microbiana, que sofreram tratamento térmico ou as amostras que contêm partículas visíveis, não devem ser utilizadas.
INTERPRETAÇÃO:
O teste de anticorpos citoplasmáticos anti-neutrófilos (ANCA) revolucionou o diagnóstico e o tratamento das várias vasculites autoimunes. Os auto-anticorpos perinucleares (pANCA) e citoplasmáticos (cANCA) são comprovadamente úteis na detecção de doenças como a granulomatose de Wegener, tríade que se caracteriza por inflamação granulomatosa do trato respiratório superior e inferior, vasculite e glomerulonefrite. Empregado também na pesquisa de poliarterite microscópica, síndrome de Churg-Strauss e glomerulonefrite necrotizante idiopática e na glomerulonefrite.
Existem pelo menos seis antígenos ANCA identificados e muitos ainda não foram identificados. A maioria desses antígenos parece enzimas residentes nos grânulos primários de neutrófilos. Essas enzimas incluem mieloperoxidase (MPO), serina protease 3 (PR3), elastase, lactoferrina, catepsina G e proteína catiônica 57 (CAP-57). Testes ELISA foram desenvolvido para a detecção de muitos dos anticorpos neutrófilos mais importantes, mas a maioria dos especialistas no campo da vasculite auto-imune ainda recomenda que o método de ensaio imunofluorescente (IFI) seja usado para triagem