SINÔNIMO:
ÁCIDOS ORGÂNICOS SÉRICOS
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
SORO
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo Gel separador
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: SIM
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
2 mL
MÉTODO:
ESPECTROFOTOMETRIA – CROMATOGRAFIA GASES⁄MASSAS
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Não se aplica
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Realizar a coleta utilizando tubo gel separador, e imediatamente após a coleta, homogeinizar o tubo e mantê-lo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente de no maximo 30 minutos, para evitar hemólise. Após esse período, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente no refrigerador de 2 a 8º até o envio da amostra para o setor técnico.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE:
A amostra é estável por até 15 dias congelada.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia.
INTERPRETAÇÃO
Os ácidos orgânicos são produzidos por muitas vias metabólicas. Diversos erros metabólicos se caracterizam pelo acúmulo de ácidos orgânicos e que podem surgir com ou sem acidose metabólica. As acidemias são doenças hereditárias causada pela deficência severa da atividade de uma enzima, resultando no acúmulo de um ou mais ácidos.
A relação de acidos orgânicos estudados corresponde ao seguinte perfil: Adípico, 2-Ceto isovalérico, Etil malónico, 2-Ceto 3-metilvalérico,
3-Hidroxi-butírico, Láctico, 3-Hidroxi-glutâmico, 3-Metilglutárico, 2-Hidroxi-isovalérico, Metilmalónico, 3-Hidroxi-3-metilglutárico,
Orótico, 4-Hidroxi-fenil-láctico, Sebácico, 4-Hidroxi-fenil-pirúvico, Subérico e 2-Ceto isocaproico.
O valor de referência para este exame corresponde a um Perfil cromatográfico normal.