SINÔNIMO
ASMA, Hepatite Auto Imune, SMA, Anti-Musculo Liso, MÚSCULO LISO, ANTICORPOS ANTI ASMA, A.ML, LISO, ANTI ASMA HEPATITE AUTO IMUNE
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
Soro
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo com gel separador
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
0,3 mL.
MÉTODO:
IMUNOFLUORESCÊNCIA INDIRETA
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Não é necessário jejum ou cuidados especiais.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE:
Até 14 dias refrigerado entre 2 e 8 ºC.
Após esse período, congelar a – 20 ºC por até 30 dias.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Hemólise acentuada.
Lipemia acentuada.
INTERPRETAÇÃO:
A hepatite autoimune (HAI) é uma doença hepática de etiologia desconhecida, caracterizada pela presença de autoanticorpos, níveis elevados de imunoglobulina G, e infiltrado hepático de células plasmáticas.
Embora não sejam marcadores específicos da doença, os autoanticorpos são utilizados para a classificação da HAI em dois tipos: o tipo 1, mais comum, que afeta predominantemente adultos, e está associado com a presença de anticorpos anticélula (FAN), anticorpos antimúsculo liso e anticorpos anti-F actina; e o tipo 2, que afeta indivíduos jovens e crianças, apresenta evolução mais agressiva, e está associado com a presença de anticorpos anti-LKM1 e LC-1.
Anticorpos antimúsculo liso em título 1:40 e 1:80, no teste de imunofluorescência indireta em substrato estômago⁄fígado⁄rim de rato, recebem 1 e 2 pontos, respectivamente, nos critérios simplificados para o diagnóstico da HAI, de 2008. Estão presentes em 70% dos pacientes com HAI, geralmente em associação com FAN, ou isoladamente em 30% dos pacientes. Títulos altos ( 1:80) são mais específicos para HAI, enquanto títulos baixos podem ser detectados em outras doenças inflamatórias hepáticas como hepatites virais e esteatose hepática não gordurosa. Os títulos de anticorpo antimúsculo liso tendem a decrescer ou negativar com terapia imunossupressora bem-sucedida, especialmente em crianças.