SINÔNIMO:
ANTI-CORTEX SUPRA RENAL, ANTI-ADRENAL
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
Soro
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo Gel separador
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
1,0 mL
MÉTODO:
IMUNOFLUORESCÊNCIA INDIRETA
INSTRUÇÕES DE PREPARO:
Jejum: não obrigatório.
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
TRANSPORTE:
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE:
Soro : 2 a 8ºC por 7 dias ou por até 30 dias congelada.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO:
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas
INTERPRETAÇÃO
Anticorpos anti córtex adrenal são marcadores sensíveis e específicos para a Doença de Addison autoimune.
Em adultos, a doença de Addison (DA) pode ser causada pela destruição autoimune das células do córtex adrenal, a qual pode se apresentar de forma isolada ou estar associada a outras endocrinopatias, caracterizando síndromes poliglandulares autoimunes.
A doença também pode ser secundária à infecção tuberculosa, fúngica ou viral, infiltração por neoplasias primárias ou metastáticas, hemorragia ou trombose adrenal, amiloidose, sarcoidose, hemocromatose, ou estar relacionada ao uso de drogas que interferem com a esteroidogênese adrenal. Essas etiologias são mais comuns com o avanço da idade.
As manifestações clínicas da DA podem ser inespecíficas, dificultando o diagnóstico. Os principais sintomas incluem fadiga, fraqueza, anorexia, perda de peso, tontura, náusea e vômito.
Os anticorpos anti córtex adrenal estão presentes em mais de 90% dos casos desde o início da doença. Também são encontrados em indivíduos acometidos por tuberculose, fungos ou destruição metastática da adrenal. Anticorpos anti-adrenal também estão presentes em pacientes com hipotioroidismo e em alguns casos de Hashimoto.