SINÔNIMO:
17 Hidroxi progesterona
ATENDIMENTO:
É obrigatória a apresentação do pedido médico, da carteira de identidade oficial do (a) cliente e a apresentação de eventuais outros documentos exigidos pelo convênio.
TIPOS DE AMOSTRA:
Soro
TUBO(S) DE COLETA:
Tubo Gel separador
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO:
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO:
1,0 mL.
MÉTODO:
ENZIMAIMUNOENSAIO
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum: Jejum aconselhável de 4 hora
INSTRUÇÕES DE COLETA E PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ANÁLISE
Realizar a coleta utilizando tubo gel separador, e imediatamente após a coleta, homogeinizar o tubo e mantê-lo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente de no maximo 30 minutos, para evitar hemólise. Após esse período, centrifugar a amostra e acondicionar corretamente no refrigerador de 2 a 8º até o envio da amostra para o setor técnico.
TRANSPORTE
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE
Soro : 2 a 8ºC por 24 horas. Por períodos maiores manter congelada.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Não utilizar amostras inativadas termicamente, amostras procedentes de um conjunto de amostras misturdas, amostras demasiado hemolisadas e amostras com contaminação microbiana visível.
Amostras com fibrina, glóbulos vermelhos e outras partículas em suspensão.
INTERPRETAÇÃO
O esteroide 17 alfa hidroxiprogesterona (17-OHP) é produzido pelo córtex adrenal e gônadas, possui baixa atividade progestacional, mas grande relevância clínica porque é o precursor imediato do 11-desoxicortisol. A dosagem de 17-OHP é útil na avaliação de hiperplasia adrenal congênita, em conjunto com o cortisol e a androstenediona.
A dosagem em mulheres é útil na avaliação de infertilidade e hirsutismo. Seus valores sofrem variação de acordo com a fase do ciclo menstrual.