SINÔNIMO
Calcitriol,1,25 Dihidroxicolecalciferol, 1,25 Vitamina D,1,25 Vitamina D3,1,25 Dihidroxivitamina D, 1,25-DIHIDROXIVITAMINA D,VIT-D3,1,25 DIHIDROXI VITAMINA D3
ATENDIMENTO:
Existem 2 exames para dosar Vitamina D:
Realizar o cadastro da 1,25 dihidroxi, somente quando solicitado.
Quando não vier especificado qual Vitamina D, realizar 25 HIDROXI COLECALCIFEROL .
TIPOS DE AMOSTRA
Soro
TUBO(S) DE COLETA
Tubo Gel separador
POSSIBILIDADE DE URGÊNCIA: NÃO
REALIZAÇÃO
Diariamente – Segunda a Sábado
VOLUME MÍNIMO
0,65 mL
MÉTODO
QUIMIOLUMINESCÊNCIA
INSTRUÇÕES DE PREPARO
Jejum dispensavel
INSTRUÇÕES DE COLETA
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
TRANSPORTE
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).
ESTABILIDADE
A amostra é estável por até 14 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas.
INTERPRETAÇÃO
O termo vitamina D engloba a vitamina D produzida na pele (Vitamina D3 ou colecalciferol) e a vitamina D de origem vegetal (Vitamina D2 ou ergocalciferol). O metabólito 1,25 dihidroxicolecalciferol (calcitriol) é a forma ativa da vitamina D, apresentando meia vida de 4 a 6 horas. Juntamente com a calcitonina e o PTH, regulam o metabolismo do cálcio. A sua carência é responsável por atraso na mineralização óssea (raquitismo e osteomalácia). Distúrbios da hidroxilação a nível renal levam à deficiência de calcitriol com valores de outro metabólito, o calcidiol (25-hidroxicolecalciferol), normais. Valores baixos de 1,25-hidroxicolecalciferol são encontrados na insuficiência renal e hipoparatireoidismo. Valores elevados de 1,25-hidroxicolecalciferol podem ser encontrados na gravidez, sarcoidose e na intoxicação vitamínica.