SAC62 3524-7000

Notícias

Por que a obesidade é um fator de risco para pessoas com Coronavírus?

Publicado em : 06/05/2021

Fonte : https://saudebrasil.saude.gov.br/ -

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pacientes com condições crônicas pré-existentes, como diabetes e hipertensão, apresentaram versões mais graves da doença causada pelo novo Coronavírus, a COVID-19. Isso significa dizer que a infecção se desenvolveu rapidamente para a síndrome do desconforto respiratório agudo, insuficiência respiratória aguda e outras complicações.

Sabendo que a obesidade anda de mãos dadas com essas doenças crônicas, a preocupação para que ocorra o controle adequado da pressão arterial e dos níveis glicêmicos tende ser ainda maior, além dos cuidados individuais e coletivos como medidas de proteção para assim evitar a COVID-19 e suas complicações.

Mas muito antes do surgimento da pandemia, a obesidade já vinha sendo uma preocupação no país. Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018, do Ministério da Saúde, a prevalência da obesidade voltou a crescer no Brasil, principalmente entre os adultos de 25 a 34 anos e 35 a 44 anos, com 84,2% e 81,1%, respectivamente. 

No caso da obesidade, o critério utilizado para avaliar e classificar o estado nutricional de uma pessoa é o Índice de Massa Corporal (IMC), de acordo com as recomendações da OMS. Esse índice é estimado entre a relação peso e altura. Sendo assim, a fórmula para o cálculo do IMC é: peso (em kg) dividido pela altura² (em metros).

Ainda dentro desses parâmetros, uma pessoa é classificada com excesso de peso quando o IMC é igual ou superior a 25 kg/m² e classificada com obesidade quando o IMC é igual ou superior a 30 kg/m². Vale lembrar também que a doença possui três estágios: a obesidade de grau 1 (IMC?30 kg/m² e IMC<35 kg/m²), a obesidade de grau 2 (IMC?35 kg/m² e IMC<40 kg/m²) e o estágio mais grave, que é a obesidade de grau 3 (IMC?40).

Mais uma vez, o cuidado com a alimentação adequada e saudável se faz necessária, principalmente no contexto das pessoas que convivem com as doenças crônicas. Evitar alimentos ultraprocessados ajuda tanto a prevenir a hipertensão, diabetes e obesidade, quanto a atenuar os casos já existentes.

A atividade física regular é uma excelente aliada da sua saúde, principalmente para quem também sofre com essas doenças. Invista em atividades que podem ser feitas no dia a dia, como subir escadas e realizar tarefas domésticas. Evite também o comportamento sedentário, principalmente durante o período de home office.

Mas além dessa dupla imbatível, as pessoas que já convivem com as doenças crônicas precisam estar atentas a algumas medidas de proteção. É essencial que elas tenham suas vacinas em dia, principalmente contra gripe e pneumonia, pois evita o surgimento de infecções secundárias.

 

 

 

Notícias

Festa Junina saudável? A gente te conta como!

14/06/2021 https://saudebrasil.saude.gov.br/

Esse ano o mês de junho trouxe consigo a saudade de um evento tão aguardado pelos brasileiros: as festas juninas. Tipicamente brasileira, elas expressam uma manifestação cultural em vários elementos, mas principalmente na alimentação.

Precisou sair? O que fazer ao chegar em casa para evitar o coronavírus

24/03/2020

Um passo a passo para driblar a contaminação com o coronavírus após andar na rua para ir ao mercado, por exemplo

Máscaras cirúrgicas para coronavírus: quem deve usar, quando e como?

23/03/2020

Além do álcool em gel, a máscara descartável é muito buscada por supostamente proteger contra o novo coronavírus. Mas tem exagero e mau uso por aí

O que define um caso suspeito do novo coronavírus no Brasil?

21/03/2020

Alguns sintomas e outros critérios fazem os médicos suspeitarem de um caso de coronavírus. Conheça-os e veja como se confirma o diagnóstico

Coronavírus e gripe: quais as diferenças e semelhanças?

20/03/2020

Além dos sintomas, outras características do novo coronavírus se assemelham ao influenza – mas há muitas diferenças também. Saiba quais são elas.

O que é coronavírus? (COVID-19)

18/03/2020

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Vai viajar no fim do ano? Veja quais remédios não podem faltar na mala

20/12/2019

A temporada de festas de fim de ano está começando e muita gente se planeja para viajar. Mas o que não pode faltar no kit de remédios?

Porque o sarampo voltou?

16/12/2019

O que aconteceu?

Saiba como o cigarro eletrônico pode afetar os pulmões

10/12/2019

Três casos de Evali – uma doença no pulmão, relacionada ao uso do cigarro eletrônico – foram confirmadas no Brasil.

OMS alerta para o pior surto global de sarampo desde 2006

21/08/2019

Número de infecções pelo vírus do sarampo quase triplica em 2019 ao redor do globo, segundo Organização Mundial da Saúde. Tudo pela falta de vacinação