SAC62 3524-7000
62 98557-6105

Notícias

Licopeno: o antioxidante que ajuda a prevenir câncer e faz bem para o coração

Publicado em : 12/12/2018

Você conhece o licopeno? Ele é um antioxidante que ajuda a prevenir câncer e ainda faz bem para o coração.
O tomate, por exemplo, possui bastante licopeno, mas para ter todos os benefícios é melhor consumir cru, assado ou no molho? Os molhos de tomate apresentam maior biodisponibilidade de licopeno por causa do aquecimento que rompe a parede celular e libera mais o oxidante.
E para matar a vontade de doce? A solução é geleia caseira, que pode ser feita de melancia, fruta rica em licopeno. Dá para misturar com iogurte, queijo ou colocar direto na torrada.
 
Polifenois, Licopeno e Carotenoides
Dentro dos polifenois temos dois importantes antioxidantes nas frutas, o resveratrol, que está presente nas uvas vermelha e roxa - quanto mais escura a casca, mais antioxidante - e a antocianina, presente na amora, ameixa e cereja.
Os carotenoides são substâncias responsáveis pela cor natural das frutas e vegetais (amarela, laranja e vermelha). Os mais comuns são o licopeno, luteína, betacaroteno, alfa-caroteno, alfa-criptoxantina e zeaxantina.
Nós não temos capacidade de produzir essas substâncias. Por isso, precisamos consumir. Sugere-se de 5 a 6 mg/dia de carotenoides total, equivalente a 4 a 6 porções de frutas e vegetais por dia.
O licopeno é o responsável pela pigmentação vermelha. Por ser uma substância lipossolúvel tem maior absorção quando consumido junto com gordura. Está presente em alimentos de cores avermelhadas como tomate, melancia e pitanga.
 
Licopeno e o coração
O licopeno, por ser um antioxidante, promove a redução do estresse oxidativo, combatendo os radicais-livres e o processo inflamatório. Só por isso, já melhora a qualidade do envelhecimento celular. Mas ele tem outras funções comprovadas que estão ligadas diretamente com o sistema cardiovascular.
Para acontecer um infarto, as artérias são obstruídas por placas de gordura formadas pela oxidação do colesterol LDL. O licopeno consegue evitar essa oxidação, ou seja, previne a formação das placas e também o infarto.
A redução da inflamação também melhora a qualidade dos vasos sanguíneos.
Vale ressaltar que esses benefícios só são possíveis quando a pessoa tem uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis.
 
Licopeno e o câncer de próstata
A relação do licopeno na prevenção do câncer de próstata foi feita após a revisão de mais de 650 artigos. A explicação é que a junção do licopeno à outras substâncias presentes no organismo o torna um agente quimiopreventivo, que previne a ação cancerígena. Além disso, autores observaram que o consumo diário de uma porção de tomates ou seus derivados eleva a resistência de determinadas células contra quebras de DNA, ou seja, ficam mais resistentes às mutações que poderiam levar ao câncer.
 
Fonte: g1.com.br
 

Notícias

Crianças e a Internet: quais as dicas?

25/03/2019

Nas últimas semanas, a boneca Momo aterrorizou crianças, pais, cuidadores e todos os que viram sua imagem e souberam o conteúdo de suas mensagens veiculadas pela internet.

Aumenta número de fraturas em idosos que passeiam com cães

24/03/2019

Exercitar-se com o animal de estimação faz bem à saúde, mas é preciso observar alguns cuidados

Quando a mania de morder objetos pode virar problema?

21/03/2019

Para evitar que o problema se agrave, o ideal é fazer um tratamento multidisciplinar, com dentista, fisioterapeuta e psicólogo.

Incontinência urinária atinge 35% das mulheres com mais de 40 anos e após a menopausa

20/03/2019

Dados são da Sociedade Brasileira de Urologia. Cerca de 5% da população sofre de incontinência urinária.

Risco de prisão de ventre aumenta depois da menopausa

14/03/2019

Homens e mulheres devem ficar atentos a sinais de sangue nas fezes

Hantavírus: o que é a doença que já matou mais de 10 pessoas na Argentina

25/01/2019

Uma única festa de aniversário no sul da Argentina pode ter sido o ponto de partida para a morte e contágio de diversas pessoas por hantavirose.

Com chegada do Réveillon, alerta é festejar sem abusar do álcool

30/12/2018

Na festa da virada do ano, o lema deve ser comemorar, mas sem abusar do consumo de álcool, principalmente para quem for dirigir.

Sintomas de depressão na infância e adolescência são mais variados

23/11/2018

Os sintomas podem se confundir com outros problemas.

Horário de verão: veja como se adaptar melhor às mudanças sentidas pelo corpo

03/11/2018

Alimentos como abacate e maracujá podem ajudar a regular o sono. Manter rotina é importante.

Apesar de raro, câncer de mama masculino também pode ser fatal

30/10/2018

De acordo com o Inca, 16.254 brasileiros morreram de câncer de mama em 2016, sendo 16.069 mulheres e apenas 185 homens. Doença pode ser prevenida com hábitos de vida saudáveis.