SAC62 3524-7000
62 98557-6105

Notícias

Horário de verão: veja como se adaptar melhor às mudanças sentidas pelo corpo

Publicado em : 03/11/2018

O horário de verão de 2018 começa na primeira hora deste domingo (4). À meia-noite, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora.
O endocrinologista Francisco Tostes explica que o hormônio melatonina é o responsável por regular o sono e tem sua produção regulada pela luz causando problemas para muita gente se adaptar ao novo horário
"Por este motivo, quem costuma acordar mais cedo pode ter dificuldade em despertar por ainda estar escuro. Da mesma forma, como o dia fica claro até mais tarde, muitas pessoas têm dificuldade em perceber o passar das horas e demoram para começar a se recolher", diz.
"O mais comum é as pessoas terem preguiça de acordar cedo, por ainda estar escuro, e se sentirem cansadas ao longo do dia. Evite blackouts que diminuam ainda mais a claridade", diz Tostes.
Para sofrer menos, é preciso manter a disciplina e tentar não sair da rotina que você já tem diariamente. Ou seja: acordar, fazer atividade física e ir dormir no mesmo horário para permitir que seu corpo se adapte ao novo horário.
Tostes lembra ainda que com dias claros até mais tarde é importante estar atento aos horários de atividade que possam causar agitação, já que é comum no horário de verão as pessoas aproveitarem a "hora extra" de claridade e consequentemente irem dormir mais tarde.
"Como fica claro até mais tarde, isso já pode confundir as pessoas. Algumas ficam mais agitadas após fazerem atividade física, por isso é bom cuidar para não fazer muito tarde e evitar o consumo de suplementos e energéticos que possam atrapalhar o sono", explica.
Como o sono é o grande afetado pelo horário de verão, Tostes indica o consumo de abacate e maracujá, frutas que ajudam a ter um sono de melhor qualidade. Além de ter efeito mais positivo do que os energéticos usados para manter-se acordado.
 
Fonte: g1.com.br
 

Notícias

Crianças e a Internet: quais as dicas?

25/03/2019

Nas últimas semanas, a boneca Momo aterrorizou crianças, pais, cuidadores e todos os que viram sua imagem e souberam o conteúdo de suas mensagens veiculadas pela internet.

Aumenta número de fraturas em idosos que passeiam com cães

24/03/2019

Exercitar-se com o animal de estimação faz bem à saúde, mas é preciso observar alguns cuidados

Quando a mania de morder objetos pode virar problema?

21/03/2019

Para evitar que o problema se agrave, o ideal é fazer um tratamento multidisciplinar, com dentista, fisioterapeuta e psicólogo.

Incontinência urinária atinge 35% das mulheres com mais de 40 anos e após a menopausa

20/03/2019

Dados são da Sociedade Brasileira de Urologia. Cerca de 5% da população sofre de incontinência urinária.

Risco de prisão de ventre aumenta depois da menopausa

14/03/2019

Homens e mulheres devem ficar atentos a sinais de sangue nas fezes

Hantavírus: o que é a doença que já matou mais de 10 pessoas na Argentina

25/01/2019

Uma única festa de aniversário no sul da Argentina pode ter sido o ponto de partida para a morte e contágio de diversas pessoas por hantavirose.

Com chegada do Réveillon, alerta é festejar sem abusar do álcool

30/12/2018

Na festa da virada do ano, o lema deve ser comemorar, mas sem abusar do consumo de álcool, principalmente para quem for dirigir.

Licopeno: o antioxidante que ajuda a prevenir câncer e faz bem para o coração

12/12/2018

Tomate e melancia são alimentos ricos em licopeno.

Sintomas de depressão na infância e adolescência são mais variados

23/11/2018

Os sintomas podem se confundir com outros problemas.

Apesar de raro, câncer de mama masculino também pode ser fatal

30/10/2018

De acordo com o Inca, 16.254 brasileiros morreram de câncer de mama em 2016, sendo 16.069 mulheres e apenas 185 homens. Doença pode ser prevenida com hábitos de vida saudáveis.