SAC62 3524-7000

Notícias

Festa Junina saudável? A gente te conta como!

Publicado em : 14/06/2021

Fonte : https://saudebrasil.saude.gov.br/ -

Esse ano o mês de junho trouxe consigo a saudade de um evento tão aguardado pelos brasileiros: as festas juninas. Tipicamente brasileira, elas expressam uma manifestação cultural em vários elementos, mas principalmente na alimentação.

Em virtude da pandemia provocada pela Covid-19, a comemoração vai ficar um pouco diferente. Não dá para reunir os familiares e amigos, tampouco ir aos tradicionais “arraiás”. Mas é possível improvisar uma versão da festa junina em casa, com muita criatividade e claro: comida boa e de verdade!

Além de trazer preparações que têm tudo a ver com a ocasião, queremos mostrar maneiras de aproveitar a sua tradicional festa junina de uma forma mais saudável, gastando menos e valorizando alimentos regionais do nosso país.

Ao preparar as receitas, utilize com moderação açúcar, gordura e sal. Outra dica importante é evitar temperos prontos nas preparações. Na hora de temperar sua galinhada, caldo ou arroz carreteiro, opte por ingredientes naturais como coentro, cebolinha, alho, cebola e pimentão, por exemplo.

O mesmo vale para receitas doces que levam açúcar refinado. Você pode optar por ingredientes mais saudáveis, como rapadura, açúcar mascavo ou demerara na hora de adoçar suas sobremesas.

Pensando em quem não abre mão da famosa canjica ou mugunzá, como é conhecido na região Nordeste, e do caldinho de frango, as receitas estão logo abaixo. 

Bolo de Fubá

Ingredientes

1 xícara de chá de fubá

1 ½ xícara de chá de farinha de trigo

1 ½ xícara de chá de açúcar

1 xícara de chá de óleo

1 xícara de chá de leite

3 ovos

1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo

Bata tudo no liquidificador, exceto o fermento. Quando obtiver uma massa homogênea, transfira a mistura para uma tigela e acrescente o fermento. Leve ao forno em uma forma untada e enfarinhada, de preferência com furo no meio. Asse em forno médio (180 °C) por cerca de 30 minutos.

Canjica/Mungunzá

Ingredientes

1 xícara de chá de milho para canjica/mungunzá

1 xícara de chá de leite desnatado

9 colheres de sopa de leite em pó desnatado

¼ de xícara de chá de coco ralado

1 colher de café de sal

3 colheres de sopa de açúcar

1 colher de chá rasa de canela

Modo de Preparo

Lave o milho para canjica ou mungunzá (branco ou amarelo) e deixe-o de molho durante 2 horas. Cozinhe o milho em uma panela de pressão durante 1 hora em fogo médio com a mesma água utilizada para o molho. Misture o leite desnatado, o leite em pó desnatado, o coco ralado, o sal e o açúcar ao milho e cozinhe em fogo médio por 20 minutos, com a panela aberta, mexendo com a colher para não grudar no fundo. Salpique a canela antes de servir.

Milho Cozido

Encha uma panela grande com água e coloque as espigas de milho limpas dentro, de forma que a água cubra tudo. Deixe cozinhar no fogo médio/alto por no mínimo 30 minutos ou até perceber que os milhos já estão cozidos. Depois é só saborear!

Caldo de Frango com Mandioca

Ingredientes

1 peito de frango (médio) cozido e desfiado

1 kg de mandioca cozida

1 cebola picada

3 dentes de alho

2 colheres de sopa de óleo

Sal para temperar (com moderação)

Cheiro-verde picado a gosto

Modo de Preparo

Cozinhe o peito de frango e desfie, deixando a água do cozimento reservada. Em outra panela, cozinhe a mandioca até que ela fique bem molinha. Em seguida bata a mandioca no liquidificador, junto com a água do cozimento do frango, até que fique uma mistura bem cremosa. Reserve! Em uma panela grande, coloque o óleo e refogue a cebola. Adicione o alho em seguida e deixe dourar. Na sequência adicione o frango desfiado, frite bem e depois adicione o creme de mandioca batida. Acerte o sal. Mexa tudo e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo. Por último, acrescente o cheiro-verde picado e sirva o caldo de frango ainda quentinho.

 

Notícias

Por que a obesidade é um fator de risco para pessoas com Coronavírus?

06/05/2021 https://saudebrasil.saude.gov.br/

Doenças crônicas associadas à obesidade agravam o quadro de pacientes com Covid-19.

Precisou sair? O que fazer ao chegar em casa para evitar o coronavírus

24/03/2020

Um passo a passo para driblar a contaminação com o coronavírus após andar na rua para ir ao mercado, por exemplo

Máscaras cirúrgicas para coronavírus: quem deve usar, quando e como?

23/03/2020

Além do álcool em gel, a máscara descartável é muito buscada por supostamente proteger contra o novo coronavírus. Mas tem exagero e mau uso por aí

O que define um caso suspeito do novo coronavírus no Brasil?

21/03/2020

Alguns sintomas e outros critérios fazem os médicos suspeitarem de um caso de coronavírus. Conheça-os e veja como se confirma o diagnóstico

Coronavírus e gripe: quais as diferenças e semelhanças?

20/03/2020

Além dos sintomas, outras características do novo coronavírus se assemelham ao influenza – mas há muitas diferenças também. Saiba quais são elas.

O que é coronavírus? (COVID-19)

18/03/2020

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Vai viajar no fim do ano? Veja quais remédios não podem faltar na mala

20/12/2019

A temporada de festas de fim de ano está começando e muita gente se planeja para viajar. Mas o que não pode faltar no kit de remédios?

Porque o sarampo voltou?

16/12/2019

O que aconteceu?

Saiba como o cigarro eletrônico pode afetar os pulmões

10/12/2019

Três casos de Evali – uma doença no pulmão, relacionada ao uso do cigarro eletrônico – foram confirmadas no Brasil.

OMS alerta para o pior surto global de sarampo desde 2006

21/08/2019

Número de infecções pelo vírus do sarampo quase triplica em 2019 ao redor do globo, segundo Organização Mundial da Saúde. Tudo pela falta de vacinação