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23 de setembro Dia Mundial de Combate ao Estresse, movimento faz parte do Setembro Amarelo

Publicado em : 23/09/2016

Quando uma pessoa se encontra num estado de esgotamento físico ou emocional, provocado por uma resposta do próprio organismo a agentes variados (tensão, cansaço; trauma; doença etc.), dizemos que ela está sob estresse. 
O ritmo de vida e trabalho frenético ditado pela contemporaneidade colabora bastante para que as pessoas fiquem estressadas. Infelizmente, todos nós estamos sujeitos a passar por uma situação como essa. E precisamos ficar atentos para sintomas provocados por ele, tais como: impaciência, queda de cabelo, dor de cabeça, tontura etc.

Pare e respire. É hora de mudar!

Se você estiver se sentindo sob pressão e seu corpo começar a reagir de forma negativa às situações que você vive é hora de repensar seu estilo e vida e começar a mudar. E para que não se sinta sozinho, nós reunimos algumas dicas para ajudar você a combater o estresse.

1ª Observe seus sentimentos: Pare e tente ter uma percepção de tudo o que está te incomodando. Esses sentimentos realmente pertencem a você? Muitas vezes culpamos alguém ou uma situação por algo que nos deixa incomodados. Entretanto, esse sentimento pode ser uma resposta a algo que está dentro de nós mesmos. Por isso, precisamos dissociar o objeto de incômodo à nossa irritabilidade ou fragilidade e começar a reagir a ele de outra maneira. Afinal, esse sentimento não faz parte de você, ele é apenas passageiro. 
Você não é assim, você está assim.

2ª Técnica de respiração: Tire o foco de seu pensamento ou sentimento. Observe sua respiração. Puxe o ar, bem profundamente, pelo seu nariz. Solte o ar pelo próprio nariz. Foque sua concentração no movimento dos músculos respiratórios, expandindo e soltando seu pulmão. A oxigenação gerada vai melhorar a oxigenação do seu cérebro, acalmando seus pensamentos. Além de baixar o nível de hormônios estressores como o cortisol (responsável por te deixar mais agitado, confuso e irritado). 
Concentre-se nessa técnica: respire e inspire!

3ª Treine os lados de seu cérebro: Procure treinar ambos os lados de seu cérebro e fazer com que eles trabalhem conectados. Um bom jeito de treiná-lo é pegar uma folha de papel em branco e duas canetas, segurando uma em cada mão. Use-as ao mesmo tempo para criar um desenho. Essa conexão é importante porque enquanto o lado esquerdo do cérebro trabalha com a razão, o lado direito trabalha com a intuição e a criatividade. Quanto mais essas duas balanças da sua mente estiverem conectadas, maiores as chances de você conseguir sair de situação estressantes e buscar o equilíbrio para sua vida pessoal e profissional. 
Busque o equilíbrio, conecte seu cérebro.

Depois de ler esse texto, você conseguiu repensar o seu estilo de vida? Reconheceu-se em alguma situação de estresse? Esperamos que essas dicas possam ajudar você a passar por mais esse desafio. Depois, conte-nos como conseguiu superar um episódio estressante.
Lembre-se: você não está sozinho!

 

(Fonte: Maxpress)

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