AMOSTRA
Urina de 24 horas. Sem conservante.
*
ATENDIMENTO
Em todas as unidades. Tem restrição de cobertura por operadoras de planos de saúde. Preencher e assinar o formulário COLETA-001 – INSETICIDAS DOSAGEM.
*
PREPARO DO PACIENTE
Jejum não obrigatório. Manter dieta habitual durante o período de coleta da urina.
*
COLETA
Ao acordar pela manhã esvaziar totalmente a bexiga desprezando esta urina. Marcar a hora. A partir deste momento, recolher toda a urina eliminada do período da manhã, tarde e noite, inclusive a primeira da manhã do dia seguinte na mesma hora em que foi desprezada a primeira do dia anterior. Caso se esqueça de colher alguma micção, interromper a coleta e iniciar novamente no dia seguinte. Manter a urina refrigerada ou em lugar fresco durante a coleta, enviando ao laboratório logo após o término. Na triagem: medir o volume total de urina, separar uma alíquota de 50 ml e transferir para um frasco estéril e manter sob refrigeração e ao abrigo da luz até a realização do exame.
*
MÉTODO
Cromatografia gasosa.
*
VALOR REFERENCIAL
Negativo.
Sensibilidade: 0,001 ppm.
*
INTERPRETAÇÃO
Exame utilizado na monitorização biológica de indivíduos com exposição ocupacional ou acidental aos organoclorados e organofosforados. São pesquisados 16 compostos entre os principais Organoclorados e Organofosforados. Inseticidas Organoclorados: Aldrin, OP-DDT, PP-DDT, Dieldrin, Endosulfan (alfa + beta), Heptaclor, OP-DDE; PP-DDE; OP-DDD; PP-DDD, Alfa-BHC, Beta-BHC, Gama-BHC, Delta-BHC,Metoxicloro. Inseticidas Organofosforados: Phorate, Diazinon, Malathion, Parathion Methyl, Parathion Ethyl, Ethion.