SAC62 3524-7000
62 98557-6105

Notícias

Hanseníase tem mais de 25 mil novos casos por ano

Publicado em : 30/01/2018

Apesar de ser muito antiga, a hanseníase, conhecida como lepra, teve 28.000 novos casos em 2016, segundo o Ministério da Saúde. De acordo com a presidente da Fundação Paulista contra a hanseníase, Marli Penteado Manini, a doença ainda existe devido à falta de informação e ao preconceito.
Marli explica que a enfermidade é transmitida por meio das vias respiratórias por uma bactéria conhecida como bacilo de Hansen. Ela ataca, principalmente, a pele e o sistema nervoso – mas, o mais importante: tem cura.
O tratamento é feito com remédios, que são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Antigamente, em razão do preconceito, o paciente com hanseníase era isolado da sociedade, prática abandonada pelo Brasil nos anos 1960.
Para alertar sobre a hanseníase, o diagnóstico, a transmissão e o tratamento da doença, o mês de janeiro é dedicado ao tema e ficou conhecido como Janeiro Roxo.
 

Notícias

Acupuntura: conheça a técnica e seus benefícios

03/08/2018

Há mais de 20 anos a acupuntura é reconhecida no Brasil.

O frio ajuda ou atrapalha a saúde?

23/07/2018

O frio pode ser um aliado nos tratamentos, mas também pode ajudar a aumentar as transmissões virais

O que é adenomiose, o problema ginecológico 'dez vezes mais doloroso que o parto'

20/07/2018

Doença pouco conhecida afeta uma de cada dez mulheres no mundo, segundo OMS; sintomas mais comuns são menstruação abundante e dolorosa e forte dor pélvica.

Casos de sarampo e poliomielite aumentaram em todo o mundo, diz relatório da OMS

17/07/2018

Imunização de crianças no mundo está abaixo da meta estabelecida. Brasil tem surto de sarampo no norte do país.

Dia Mundial Sem Tabaco: quais são os países com mais e menos fumantes?

31/05/2018

França teve queda em número dos que fumam todo dia e Brasil é exemplo de país que conseguiu redução drástica; mas há países em que mais de dois terços da população fumam; veja quais são estes e os que menos fumam.

Como se produz a menstruação e por que algumas mulheres sentem mais dor que outras

28/05/2018

Milhões de mulheres no mundo ainda sofrem com o estigma social de um processo biológico tão natural como respirar.

O ciclo menstrual é um fenômeno tão natural quanto respirar ou digerir, e acontece uma vez por mês com mais da metade da população mundial.

Cores e tipos de manchas na pele apontam para diferentes problemas

24/05/2018

O melasma tem o surgimento relacionado a fatores genéticos, hormonais e o sol. Entenda o que é o nevo congênito.

Intolerância a Lactose

14/05/2018

A lactose é o açúcar de quase todos os leites. Quando ingerimos, esta substância é quebrada em dois açúcares menores (galactose e glicose), os quais são absorvidos no intestino delgado, alcançam a corrente sanguínea e, então, são utilizadas como fonte de energia pelas células. A lactase é a enzima que faz esta quebra. A lactose não é digerida quando há deficiência parcial ou total da lactase, alcançando o intestino grosso (cólon). Desse modo, as bactérias do cólon metabolizam a lactose absorvida em gases que são responsáveis pelos sinais e sintomas da intolerância à lactose.

Dez coisas que você precisa saber sobre ADOLESCÊNCIA E MENSTRUAÇÃO

04/05/2018

Enurese (xixi na cama)

30/04/2018

A enurese é definida como perda involuntária de urina durante o sono em crianças com mais de cinco anos. Fazer xixi na cama é uma situação que acomete mais meninos do que meninas e gera muitos transtornos, tanto para a criança quanto para a família.