SAC62 3524-7000
62 98557-6105

Notícias

H1N1: devemos nos vacinar contra a gripe em 2018?

Publicado em : 10/04/2018

Estas e tantas outras dúvidas pairam no ar e na cabeça de muitas pessoas tão logo o outono chega e a temporada da gripe e das doenças respiratórias se intensifica. Vamos entender as principais dúvidas sobre a gripe 2018 e sua vacina.

 
Quem já tomou a vacina no ano passado deve tomar de novo? 
A vacina contra a gripe é atualizada todo ano. A Organização Mundial de Saúde ( OMS ) informa quais são os tipos de vírus que estão circulando e, com base nesta informação, as vacinas são produzidas. Assim, a cada ano, a cada nova temporada de gripe, todos devemos nos vacinar. 
 
Quais vírus estão contidos na vacina de 2018?
Há 2 vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e 2 vírus Influenza B. O H3N2, que causou um surto nos Estados Unidos neste último inverno, está contido na vacina de 2018.
 
O vírus H3N2 chegou aqui no Brasil?
Neste ano de 2018, no Estado de São Paulo, entre 10 de janeiro e 31 de março foram notificados 57 casos de H3N2, com 10 mortes. Importante dizer que isso não significa um surto ou motivo para alarde; mas a atenção é sempre necessária e recomenda-se que as pessoas se vacinem. Este vírus está contido na vacina de 2018.
 
Para quem a vacina está indicada? 
Os grupos que podem receber a vacina gratuitamente na rede pública são: crianças de 6 meses a 5 anos de idade; gestantes; puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias; idosos; profissionais de saúde; professores da rede pública ou privada; portadores de doenças crônicas; povos indígenas e pessoas privadas de liberdade. Estes grupos necessariamente devem receber a vacina da gripe. Na rede privada, a vacina da gripe pode ser administrada para todas as pessoas. 
 
Quais são as contraindicações para a vacina da gripe?
Bebês com menos de 6 meses de idade ou pessoas com alguma contraindicação como, por exemplo, alergia grave ao ovo, não devem receber a vacina. 
 
A vacina da gripe dá gripe? Tem algum efeito colateral?
A vacina da gripe não dá gripe. É produzida por vírus mortos. Portanto, a vacina é bastante segura. O efeito colateral mais observado é um pouco de dor no local na administração. Pode também ocorrer febre e sensação de mal-estar. Os sintomas da gripe de verdade, porém, são realmente muito mais intensos.
 
As vacinas são uma das mais eficientes formas de proteção para sua saúde. 
 
Fonte: g1.com
 

Notícias

'Pensei que fosse doença da Idade Média': o novo avanço da sífilis no mundo - e no Brasil

11/04/2018

Casos de doença sexualmente transmissível aumentam em vários países; ausência de sintomas faz com que ela passe despercebida no começo; não tratada, pode causar cegueira, derrames e demência.

Transtorno Obsessivo Compulsivo: como reconhecer os sinais?

07/04/2018

O diagnóstico não é difícil. Com observação e muita conversa fica fácil entender os sintomas.

Problema hormonal pode provocar a queda de cabelo

04/04/2018

A testosterona, hormônio masculino, é a principal causa de calvície. Estresse, amamentação, pós-cirurgias, deficiência de nutrientes, menopausa também podem provocar a queda de cabelo.

Os perigos para a saúde que moram no seu banheiro

31/03/2018

Desde germes em sabonetes e toalhas até riscos de acidentes, veja que precauções são indispensáveis nesse cômodo da casa.

Como se preparar para a temporada da gripe

22/03/2018

Entenda também o que é a bronquiectasia, uma doença que pode aparecer como consequência de infecções respiratórias graves.

Maioria dos pacientes com dor na lombar recebe tratamento errado, dizem estudos

21/03/2018

Condição afeta 540 milhões de pessoas em todo o mundo, concluem pesquisas publicadas no 'The Lancet'. A avaliação é de que medicamentos não deveriam ser a primeira opção.

Síndrome da Mão-Pé-Boca: o que é isso?

20/03/2018

O quadro geralmente tem início com febre, que pode ser alta. Algumas crianças chegam a apresentar mais de 39ºC de febre, o que certamente deixa os pais muito apreensivos. Essa febre pode durar de 2 a 3 dias. Importante observar que quando a febre cede, o estado geral das crianças é bom. Geralmente, elas conseguem brincar e ficam bem dispostas até a próxima elevação da temperatura.

8 dicas de saúde para mulheres

05/03/2018

Cuidados específicos ligados à higiene íntima, fertilidade e alimentação podem contribuir para desfrutar de dias mais saudáveis e tranquilos ao longo da vida.

Cardiopatia e anemia falciforme podem causar o AVC infantil

28/02/2018

A prevalência é de dois a oito casos para cada 100.000 crianças até 17 anos por ano, mas quando acontece costuma ser grave e deixar sequelas.

Qual é o seu tipo de fome?

26/02/2018

A fome é uma necessidade fisiológica de nutrientes e o corpo sinaliza a fome. O primeiro aviso vem do cérebro, seguido do estômago.