SAC62 3524-7000
62 98557-6105

Notícias

8 dicas de saúde para mulheres

Publicado em : 05/03/2018

1. Controle o estresse.
O estresse pode gerar consequências impactantes para a saúde, como depressão, ansiedade e doenças cardíacas. Avalie as mudanças que precisam ser feitas na rotina para reduzir seu nível de estresse e, em seguida, coloque-as em prática.
 
2. Opte pela reeducação alimentar.
Comer de forma saudável não significa ter que sempre renunciar a opções como um pedaço de bolo de chocolate ou uma fatia de pizza. A ferramenta-chave é a moderação. Ingira diariamente frutas, legumes e alimentos integrais. Escolha fontes magras de proteína, como peixes e produtos lácteos com baixo teor de gordura (iogurte desnatado, leite desnatado, queijo branco, etc.).
 
3. Previna a osteoporose.
É importante ao longo de toda a vida ingerir alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, comer verduras de cor escura, como brócolis e couve, e peixes com ômega 3, como sardinha e salmão. Praticar regularmente atividade física e expor-se ao sol por 15 minutos diários, antes das 10h e depois das 16h, também são atitudes importantes.
 
4. Combine exercícios físicos.
Pratique de três a cinco vezes por semana uma combinação de exercícios físicos cardiorrespiratórios, de resistência e de peso. Eles ajudam a prevenir a osteoporose, doenças cardíacas, câncer e diabetes. O exercício também ajuda a melhorar a autoestima, o que é importante para a saúde mental da mulher.
 
5. Reflita sobre a fertilidade.
Embora muitas mulheres não tenham problema para conseguir engravidar depois dos 30 anos de idade ou, até mesmo, ter o primeiro filho depois dos 40 anos, a fertilidade da mulher pode começar a diminuir a partir dos 32 anos. Então, se você pretende ter filhos, converse com o seu médico sobre o assunto.
 
6. Cuide da higiene íntima.
Faça a higienização três vezes ao dia, de preferência utilizando água, sabonete especial para higiene íntima e usando somente os dedos. Caso a rotina movimentada não permita esse cuidado constante, utilize lenços umedecidos, para evitar que restos de papel e sujeiras orgânicas acumulem na vulva.
 
7. Dê atenção para as relações sexuais.
O sexo pode ajudar a reduzir o estresse. Se algo tem interferido negativamente na sua satisfação sexual, como secura vaginal ou dor durante a relação, converse com seu médico para encontrar uma solução.
 
8. Durma o suficiente.
Embora cada pessoa possua necessidades diferentes de sono, especialistas acreditam que o hábito de ter menos de sete horas de sono por noite pode trazer consequências negativas para o corpo e para o cérebro. O sono é essencial para a reparação de tecidos, crescimento, memória e aprendizagem.
 
Fonte: www.unimed.coop.br
 

Notícias

Dia Mundial Sem Tabaco: quais são os países com mais e menos fumantes?

31/05/2018

França teve queda em número dos que fumam todo dia e Brasil é exemplo de país que conseguiu redução drástica; mas há países em que mais de dois terços da população fumam; veja quais são estes e os que menos fumam.

Como se produz a menstruação e por que algumas mulheres sentem mais dor que outras

28/05/2018

Milhões de mulheres no mundo ainda sofrem com o estigma social de um processo biológico tão natural como respirar.

O ciclo menstrual é um fenômeno tão natural quanto respirar ou digerir, e acontece uma vez por mês com mais da metade da população mundial.

Cores e tipos de manchas na pele apontam para diferentes problemas

24/05/2018

O melasma tem o surgimento relacionado a fatores genéticos, hormonais e o sol. Entenda o que é o nevo congênito.

Intolerância a Lactose

14/05/2018

A lactose é o açúcar de quase todos os leites. Quando ingerimos, esta substância é quebrada em dois açúcares menores (galactose e glicose), os quais são absorvidos no intestino delgado, alcançam a corrente sanguínea e, então, são utilizadas como fonte de energia pelas células. A lactase é a enzima que faz esta quebra. A lactose não é digerida quando há deficiência parcial ou total da lactase, alcançando o intestino grosso (cólon). Desse modo, as bactérias do cólon metabolizam a lactose absorvida em gases que são responsáveis pelos sinais e sintomas da intolerância à lactose.

Dez coisas que você precisa saber sobre ADOLESCÊNCIA E MENSTRUAÇÃO

04/05/2018

Enurese (xixi na cama)

30/04/2018

A enurese é definida como perda involuntária de urina durante o sono em crianças com mais de cinco anos. Fazer xixi na cama é uma situação que acomete mais meninos do que meninas e gera muitos transtornos, tanto para a criança quanto para a família.

Dez coisas que você precisa saber sobre HIRSUTISMO

24/04/2018

'Pensei que fosse doença da Idade Média': o novo avanço da sífilis no mundo - e no Brasil

11/04/2018

Casos de doença sexualmente transmissível aumentam em vários países; ausência de sintomas faz com que ela passe despercebida no começo; não tratada, pode causar cegueira, derrames e demência.

H1N1: devemos nos vacinar contra a gripe em 2018?

10/04/2018

“Vacina da gripe dá gripe? Precisa mesmo tomar a vacina? Já tomei no ano passado: tem que tomar de novo? Este vírus H3N2 é pior que o H1N1? ” 

Transtorno Obsessivo Compulsivo: como reconhecer os sinais?

07/04/2018

O diagnóstico não é difícil. Com observação e muita conversa fica fácil entender os sintomas.