SAC62 3524-7000
62 98557-6105

Notícias

Notícias

Acidentes domésticos: como prevenir, o que fazer ou não caso aconteça?

08/12/2017

Acidentes domésticos são mais comuns do que se imagina e isso acontece porque muitos materiais utilizados no dia a dia parecem que não oferecem perigo, mas podem causar danos severos, sobretudo à visão. Além dos objetos, topadas e quedas também são bastante comuns.

 

Dengue tipo 2 volta a circular em Goiás após 9 anos, diz secretaria

04/12/2017

Segundo SES, dos mais de 34 mil casos da doença registrados em 2017, 81% são deste sorotipo; por conta do reaparecimento.

Câncer infantil: os tipos mais comuns da doença entre os pequenos

28/11/2017

O diagnóstico precoce é a melhor arma na luta contra a enfermidade, que pode ter sintomas semelhantes a outros problemas comuns da infância. 

Câncer Infantil

24/11/2017

O câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afeta os glóbulos brancos), os do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático). 

Tuberculose

21/11/2017


Segundo a Organização Mundial de Saúde, um terço da população do mundo está infectada por esse agente e, a cada ano, surgem 10 milhões de novos casos, especialmente em nações pobres e em desenvolvimento, dos quais 3 milhões são fatais.
O Brasil infelizmente está entre os 22 países que concentram 80% dos indivíduos contaminados, com 95 mil casos registrados a cada ano. Como a baixa imunidade é um fator predisponente para desenvolvimento da tuberculose, a doença tem crescido muito entre os portadores de aids e de outras doenças crônicas debilitantes e pessoas que receberam transplante.
Apesar dos números alarmantes, é importante ressaltar que essa moléstia tem cura, desde que o tratamento seja feito corretamente, com regularidade do uso dos medicamentos e pelo tempo prescrito pelo médico. A falta de adesão ao tratamento dá origem à formas resistentes da micobactéria, mais agressivas e mais difíceis de tratar.
 

Diabetes Gestacional

17/11/2017

​Durante a gravidez, para permitir o desenvolvimento do bebê, a mulher passa por mudan-ças em seu equilíbrio hormonal. A placenta, por exemplo, é uma fonte importante de hor-mônios que reduzem a ação da insulina, responsável pela captação e utilização da glico-se pelo corpo. O pâncreas, consequentemente, aumenta a produção de insulina para compensar este quadro.

Tipos de Diabetes

13/11/2017

O pâncreas é um órgão localizado atrás do estômago que produz alguns hormônios importantes para nosso sistema digestivo. Em condições rotineiras, quando o nível de glicose no sangue sobe, células especiais, chamadas células beta, produzem insulina. Assim, de acordo com as necessidades do organismo no momento, é possível determinar se essa glicose vai ser utilizada como combustível para as atividades do corpo ou será armazenada como reserva, em forma de gordura. Isso faz com que o nível de glicose (ou taxa de glicemia) no sangue volte ao normal.

PSA

08/11/2017


O PSA (Antígeno Prostático Específico) trata-se de um exame de sangue importantíssimo para que o médico urologista conclua o diagnóstico da presença ou não do câncer de próstata.
O PSA é uma proteína encontrada naturalmente no sangue, no espera e nas células da próstata e que tem a função de tornar o esperam líquido. Os valores desta proteína que estão presentes na sorologia do homem podem ser medidos por meio de amostras de sangue. Assim, de acordo com os resultados laboratoriais e exames complementares, o médico urologista pode formar um diagnóstico com precisão e estudar os tratamentos, caso o resultados indiquem a presença de câncer de próstata.
 

Câncer de próstata

03/11/2017

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

Campanha Novembro Azul

01/11/2017

O Laboratório Citocenter apoia a Campanha Novembro Azul e nesse mês estamos juntos contra o Câncer de Próstata. Durante a campanha o exame de PSA está com condições especiais. Consulte seu médico e faça seu exame em uma de nossas unidades.